A jornalista cubana foi afastada das funções e retirada do ar, da noite pro dia, sem qualquer direito a defesa.
Zoe Martinez é uma das principais comentaristas do matutino Morning Show da Jovem Pan News e frequentemente era convidada a participar também de outros programas jornalísticos levados ao ar, diariamente, nas emissoras de rádio espalhadas por todo o país e na TV a cabo.
Mas ela, que sempre primou pela verdade e denunciava frequentemente os malfeitos e desvios promovidos por mais de uma década pelo governo que antecedeu o de Jair Bolsonaro, foi obrigada a se calar em um ‘processo de censura prévia’ cujas gravíssimas consequências podem ser até o ‘fechamento’ da Pan.
Ela fez questão de vir a público em seu canal do YouTube, ainda ativo, para esclarecer que a ‘pausa’ foi em comum acordo com a direção da empresa de comunicação:
'Infelizmente vivemos tempos em que a liberdade de expressão está ameaçada, e explanar o óbvio pode trazer problemas. Fui afastada temporariamente do ar, foi uma decisão de preservação para mim e para a empresa na qual eu trabalho', diz Zoe, citando que a decisão obedece a determinação do TSE.
A cubana prosseguiu, em tom de desabafo:
'Quanto à Jovem Pan, esta sempre presou pelo debate igualitário, pela liberdade e isonomia de seus comentaristas, expondo sempre os dois lados da discussão e sempre jogando conforme as regras. Permaneço firme nas minhas posições e ideais, defendendo aquilo que acredito. Sei de onde vim e para onde não quero que o Brasil vá', concluiu.
Vítima de censura, Zoe finalmente vem a público e faz forte desabafo
Fonte: Jornal da Cidade Online