Preocupado com a situação que vivem dezenas de moradores do Conjunto Habitacional do Camargo, em Avaré, o presidente da Câmara Municipal, vereador Denilson Ziroldo, solicitou ao governador Geraldo Alckmin, a construção de muros de arrimo para as casas.
"A Câmara está em recesso, mas o vereador não. Fui até a cidade de Iaras e solicitei que ele tome providências em relação a construção do muro de arrimo que irá beneficiar os moradores do Camargo. Muitos estão vivendo em casas com risco eminente de desabamento e vem tirando o sono de vários moradores. Esse problema precisa ser resolvido", destaca.
O parlamentar destacou ainda que moradores teriam solicitado providências da Prefeitura para resolver o problema, porém nada teria sido feito. "É um absurdo. Já tivemos alguns casos de desabamento de barrancos. Um, aliás, ocorreu no final do ano e quase ocorreu uma tragédia. Temos que lutar pelo povo e não ficar sentado".
Durante visita ao bairro, a reportagem localizou uma placa do Governo do Estado onde destaca que uma obra de construção de muro de arrimo estaria sendo realizado no bairro. O convenio foi assinado em 2009 e até o momento não foi concluído. O valor da obra é de quase R$ 625 mil. Informações dão conta que a obra iria beneficiar somente alguns moradores. A reportagem também verificou que algumas rachaduras já estão aparecendo no muro de arrimo, o que também pode ocasionar um desmoronamento.
As casas foram entregues pela Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano – CDHU. Em 2012, depois de um deslizamento, um morador ficou soterrado e acabou sendo resgatado por vizinhos. Na época, a Prefeitura confirmou a liberação de cerca de R$ 700 mil para a construção do muro de arrimo, porém o valor não foi suficiente para atender a todas as residências que estão em risco.
Além do muro de arrimo, diversos moradores afirmam que o bairro estaria abandonado.
(Reprodução Avaré Urgente/Fotos de Denílson Ziroldo)