Um grupo de voluntários se reuniu um mutirão de limpeza no ribeirão Bela Vista e rio Paranapanema em Piraju (SP), neste domingo (23). O dia que seria de descanso se tornou de faxina: eles recolheram garrafas pet, embalagens plásticas, pedaços de móveis e até pneus.
O mutirão que é organizado pela prefeitura começou cedo. Ao amanhecer o grupo começou os trabalhos no ribeirão Bela Vista, no Bairro Nova América. O estudante Renan Willian estava entre os voluntários. Mesmo com pouca idade ele já sabe que cuidar do meio ambiente é um trabalho de todos. “O povo precisa ter consciência, não jogar lixo aqui, pois precisamos manter a natureza limpa”, afirma.
Depois da limpeza no ribeirão, os voluntários foram até o rio Paranapanema para ajudar a manter a paisagem como uma das mais bonitas de Piraju. A voluntária Márcia Helena Nunes Geraldo lamenta a quantidade de lixo retirada do local. “As pessoas não tem consciência de colocar o lixo na hora certa, no lugar certo, para que os responsáveis recolham todo o lixo depois”, conta.
Com um bote e um barco os voluntários navegaram pelo trecho urbano do rio. Percorreram as margens retirando todo o lixo, os caiaques ajudaram a chegar aos locais de difícil acesso. Até mesmo um bezerro morto foi encontrado na água. Este ano, menos lixo foi recolhido, o que é um bom sinal, segundo o coordenador de Meio Ambiente, Érico José Tavares. “Ano passado foi recolhido quase 4 mil toneladas de material apenas nos ribeirões. Este ano, durante a semana e hoje [domingo], acho que não chegou a uma tonelada. Isso significa que a população tem se conscientizado e tem nos ajudado”, explica