Novo mutirão de nebulização acontece nesta terça-feira
A Vigilância Sanitária Municipal (Visa) realiza nesta terça-feira, 28, mais um mutirão contra a dengue. A ação ocorrerá nos bairros Vila Martins II e Santana, além de imediações do centro, próximo à Praça Juca Novaes e no Largo São João. Os trabalhos começam a partir das 9h.
Casos
Avaré tem hoje 136 casos autóctones (contraídos no município), 65 importados, 181 aguardando resultado e 41 descartados.
Precauções
Para que as visitas às casas aconteçam de forma eficiente e a ação do inseticida seja eficaz, os agentes da Visa aconselham que os moradores guardem em lugar fechado ou cubram qualquer tipo de alimento; mantenham portas, janelas e cortinas abertas; guardem em lugar fechado ou cubram roupas limpas; retirem roupas do varal, mesmo que molhadas; cubram ou virem bebedouros de animais: cães, gatos e aves; cubram aquários e retirem gaiolas de passarinhos e dobrem colchas de camas e toalhas de mesas.
Durante a aplicação do inseticida, é aconselhável permanecer do outro lado da rua. Recomenda-se retornar para dentro de casa somente após 30 minutos após a aplicação. No caso de pessoas doentes e acamadas, manter portas e janelas do quarto fechadas durante a aplicação do inseticida, abrindo-as 30 minutos depois.
A melhor atitude é combater os focos de acúmulo de água. Esses locais são propícios para a criação e reprodução do mosquito transmissor da dengue, o Aedes aegypt. É importante não acumular água em latas, embalagens, copos plásticos, tampinhas de refrigerantes, pneus velhos, vasinhos de plantas, jarros de flores, garrafas, caixas d´água, tambores, latões, cisternas, sacos plásticos e lixeiras, entre outros.
A dengue é transmitida pela picada do mosquito infectado com o vírus. Ele costuma picar durante o dia, principalmente no início da manhã e no final da tarde. Qualquer dúvida, reclamação ou denúncia sobre possíveis focos de dengue, entre em contato com a Vigilância Sanitária de Avaré nos telefones 3733-3936 e 3733-3926.
Terrenos particulares
Em paralelo ao trabalho de combate efetuado pela Vigilância, a Prefeitura iniciou nesta semana uma ação para incentivar proprietários de terrenos a manter limpas e roçadas suas áreas particulares. Além de contribuir com a limpeza da cidade, o proprietário também evitará a proliferação de animais peçonhentos e insetos, causadores de doenças, como o Aedes aegypti, transmissor da dengue.
Nos últimos 45 dias, a Prefeitura fez a limpeza de 160 lotes particulares. Diariamente, dezenas de servidores atuam na limpeza para melhorar o aspecto da cidade.
A proposta do governo municipal é tornar o cidadão avareense um bom parceiro no combate à dengue e na conservação da cidade.
Notificação e multa
Responsável pela fiscalização de terrenos particulares que necessitem de limpeza e roçada, a Secretaria do Meio Ambiente notificará proprietários de terrenos por meio de correspondência com Aviso de Recebimento (AR).
Haverá também simultânea publicação no Semanário Oficial listando os lotes notificados. A partir da publicação ou do recebimento do AR pela Prefeitura, o proprietário terá 15 dias úteis para providenciar a limpeza. Se não for executada, a Secretaria de Serviços fará o trabalho e haverá aplicação da multa.
Atualmente, pela Lei nº 332/95, a multa é de 10% do valor venal do terreno. A alíquota de cobrança, no entanto, sofrerá alteração para 0,5%, conforme projeto de lei do Executivo encaminhado para análise e votação da Câmara Municipal.