Notice: Undefined index: categoria in /home/storage/f/34/01/jornaloavare1/public_html/tmp/template/9a6592125d29176b982bc6caa38b759a6e3180d0.file.noticia.tpl.php on line 83
Durante a última sessão da Câmara e em função as comemorações pelo Outubro Rosa, a vereadora Rosângela Paulucci alertou a respeito de um problema desconhecido pela maior parte da população: o câncer de mama em cadelas e gatas.
O movimento popular internacionalmente conhecido como Outubro Rosa é comemorado em todo o mundo. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades. Este movimento começou nos Estados Unidos, onde vários Estados tinham ações isoladas referentes ao câncer de mama e ou mamografia no mês de outubro, posteriormente com a aprovação do Congresso Americano o mês de outubro se tornou o mês nacional (americano) de prevenção do câncer de mama.
E não são apenas as mulheres que sofrem com esta doença. O câncer de mama em cadelas ainda é um dos principais tipos de tumor a atingir o mundo canino. E em gatas a situação não é diferente. 85% dos tumores nelas são malignos.
E pensando nestas situações, Rosângela Paulucci encaminhou um requerimento ao prefeito Paulo Novaes para que possibilite a realização de um mutirão de exames preventivos em cadelas e gatas em Avaré.
“Especialmente no mês de outubro, que é mundialmente conhecido como um marco na prevenção ao câncer de mama, mas que na prática só se dissemina a ideia dessa necessidade na mulher. No entanto, nos dias de hoje, o câncer de mama em cadelas e gatos, já faz parte da lista de doenças mais temidas entre os donos destes animais”, explica a vereadora.
De acordo com informações de Rosângela, este provavelmente é o tipo de câncer mais comum em cadelas não castradas e muitas vezes pode ser tratado com sucesso, se for detectado precocemente.
Se todas as cadelas e gatas que não estiverem destinadas a serem reprodutoras, forem esterilizadas antes de seu primeiro cio, esta doença poderia ser quase completamente erradicada.
Fonte: Jornal do Ogunhê.
Notice: Undefined index: categoria in
/home/storage/f/34/01/jornaloavare1/public_html/tmp/template/9a6592125d29176b982bc6caa38b759a6e3180d0.file.noticia.tpl.php on line
187