Venda da poinsétia cresce com a chegada do Natal em Paranapanema


Notice: Undefined index: categoria in /home/storage/f/34/01/jornaloavare1/public_html/tmp/template/9a6592125d29176b982bc6caa38b759a6e3180d0.file.noticia.tpl.php on line 83
Jornal O Avaré 15/12/2014 09:21:09

Planta é bastante utilizada nas decorações por ter as folhas vermelhas.
Expectativa dos produtores é vender 10% a mais em relação a 2013.

 

 

Com a aproximação do Natal, a venda de vasos da poinsétia vermelha tem crescido em Paranapanema (SP), onde os produtores do Distrito de Campos de Holambra II investiram na espécie muito utilizada nas decorações natalinas. A expectativa para este ano é de crescimento de até 10%.

A poinsétia, mais conhecida como bico-de-papagaio, tem as folhas vermelhas com pequenas flores amarelas. Além da poinsétia vermelha, a mais tradicional para o período, a branca e a mesclada também são comercializadas por aqui. Só no ano passado a cooperativa do distrito onde são produzidas mais de 250 espécies de flores vendeu mais de oito mil vasos da planta. De acordo com o gerente de vendas da unidade, Cláudio Davi Pereira, a planta é o destaque do fim do ano. “Ela se destaca porque é uma flor vermelha e todo mundo quer para o Natal. A procura aumenta muito”, completa.

Cada vasinho de poinsétia demora em média seis meses para ficar pronto para ser comercializado. Em apenas uma das propriedades do Distrito o produtor Cornelis Joseph Weel cultivou mais de 430 mil vasos da planta. Metade da produção já foi vendida e os funcionários trabalham sem parar. O material é enviado para todo o país. Mesmo com a estiagem e os problemas climáticos deste ano, o agricultor está otimista. “Neste ano tivemos um pequeno aumento na produção que foi de aproximadamente 10%. Conseguimos vender para o Brasil inteiro, de norte a sul e de leste a oeste”, comenta.

Como a planta já se tornou um dos símbolos do Natal, não é difícil encontrar pessoas em busca dos vasos. A aposentada Zenice Santos Barbosa Ulloa, por exemplo, viajou mais de 100 quilômetros, de Itapeva (SP) a Paranapanema, para fazer compras e enfeitar a casa. “A gente enfeita a sala e demais lugares para alegrar a casa para o Natal”, afirma.

Em um ponto de vendas atacadista no próprio distrito a venda das poinsétia também é grande. O vendedor Fábio Costa, responsável pelo local, também comemora os negócios. “O pessoal já está vindo, mas a procura agora para o Natal é muito grande”, comenta.

O empresário Darci Pereira Souza é dono de uma floricultura em Santa Cruz do Rio Pardo. Ele viajou até o centro atacadista de Paranapanema e levou mais de 50 vasos para vender para os clientes. ”Dessa vez estou levando a do tipo mesclada, mas a que está saindo bastante é a vermelha. Para a decoração natalina é que mais se usa”, destaca.

Zenice Ulloa viajou mais de 100 quilômetros para fazer compras e enfeitar a casa (Foto: Reprodução / TV TEM)
 


Notice: Undefined index: categoria in /home/storage/f/34/01/jornaloavare1/public_html/tmp/template/9a6592125d29176b982bc6caa38b759a6e3180d0.file.noticia.tpl.php on line 187
OUTRAS NOTÍCIAS

veja também