Além da campanha que vai até 31 de agosto, crianças poderão atualizar caderneta
Começa neste sábado, 15, e prossegue até o dia 31 de agosto a campanha de vacinação contra a paralisia infantil, também conhecida como poliomelite. A meta da Secretaria de Saúde é imunizar 5.162 crianças com idade entre 6 meses e 5 anos incompletos.
Neste sábado, das 7h às 17h, postos de vacinação móveis estarão de plantão no Largo São João, no Largo do Mercado e no Caisma (Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher), que fica na Praça Rui Barbosa, nº 45 – Centro.
Até o dia 31, a vacinação ocorre em todas as Unidades Básicas de Saúde, Unidades Saúde da Família e no Centro de Saúde I (Posto da Rua Acre).
A poliomelite é provocada por vírus que afeta o sistema nervoso e pode levar à paralisia irreversível dos membros. Atualmente, o Brasil está livre da doença, mas a vacinação é fundamental para manter o vírus fora do país. Dados do Ministério da Saúde mostram que o último caso no Brasil foi registrado há 26 anos.
As crianças que forem se vacinar poderão receber outras doses para atualizar suas cadernetas de vacinação, entre elas a vacina tríplice viral, que protege contra sarampo, rubéola e caxumba e é destinada a crianças com idade entre 1 e 5 anos incompletos.
Para verificar a aplicação de outras vacinas de rotina, é essencial que os pais levem as cadernetas de vacinação. Em todo o Brasil, o Ministério da Saúde deve distribuir 16 milhões de doses da vacina, aplicada com gotinhas na boca das crianças.