Vacinação contra a gripe prossegue em crianças e gestantes


Notice: Undefined index: categoria in /home/storage/f/34/01/jornaloavare1/public_html/tmp/template/9a6592125d29176b982bc6caa38b759a6e3180d0.file.noticia.tpl.php on line 83
Jornal O Avaré 10/07/2015 11:17:12

De um universo de 5.162 crianças, na Estância Turística de Avaré foram vacinadas 4.046 e de 954 gestantes, foram vacinadas 659, contra a gripe, conforme os números liberados pela Secretaria Municipal da Saúde.
 
A campanha nacional de vacinação contra gripe deste ano se desenvolveu entre os dias 22 de abril e 9 de maio, sob a coordenação do Ministério da Saúde. A novidade deste ano foi a ampliação da faixa etária para crianças de seis meses a menores de cinco anos. “A extensão da faixa etária para os menores de cinco anos tem como finalidade reduzir casos graves e óbitos”, explicam os médicos responsáveis pela iniciativa.
 
Em localidades onde a meta ainda não foi atingida, como é o caso de Avaré, a campanha será intensificada para grupos ainda não vacinados, como é o caso de crianças e gestantes.
 
Para atingir a meta, os sanitaristas da Prefeitura prosseguem convocando os pais a levarem seus filhos aos postos de saúde para a segunda dose da vacina, bem como as gestantes que ainda não foram vacinadas e que precisam receber a dose única do medicamento preventivo.
 
 
 
PREVENÇÃO – A transmissão dos vírus influenza ocorre pelo contato com secreções das vias respiratórias que são eliminadas pela pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar. Também ocorre por meio das mãos e objetos contaminados, quando entram em contato com mucosas (boca, olhos, nariz). À população em geral, o Ministério da Saúde orienta a adoção de cuidados simples como medida de prevenção, tais como: lavar as mãos várias vezes ao dia; cobrir o nariz e a boca ao tossir e espirrar; evitar tocar o rosto e não compartilhar objetos de uso pessoal.
 
Em caso de síndrome gripal, a recomendação é procurar um serviço de saúde o mais rápido possível. A vacina contra a gripe não é capaz de eliminar a doença ou impedir a circulação do vírus. Por isso, as medidas de prevenção são tão importantes, particularmente durante o período de maior circulação viral, entre os meses de junho e agosto.
 
Também é importante lembrar que, mesmo pessoas vacinadas, ao apresentarem os sintomas da gripe – especialmente se são integrantes de grupos mais vulneráveis às complicações – devem procurar, imediatamente, o serviço médico. Os sintomas da gripe são: febre, tosse ou dor na garganta, além de outros, como dor de cabeça, dor muscular e nas articulações. Já o agravamento pode ser identificado por falta de ar, febre por mais de três dias, piora de sintomas gastrointestinais, dor muscular intensa e prostração.
 
 
 
REAÇÕES ADVERSAS – Após a aplicação da vacina pode ocorrer, de forma rara, dor no local da injeção, eritema e enrijecimento. São manifestações consideradas comuns, cujos efeitos costumam passar em 48 horas. A vacina é contraindicada para pessoas com história de reação anafilática prévia em doses anteriores ou para pessoas que tenham alergia grave relacionada a ovo de galinha e seus derivados. É importante procurar o médico para mais orientações.
 
 
 
POSTOS DE VACINAÇÃO – As doses das vacinas antigripais serão aplicadas de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, nas seguintes unidades: UBS Dra. Maria da Glória Ramires Ferreira (Vera Cruz), UBS Dr. Francisco Coutinho (Bairro Alto), UBS Dr. Aristides Guerra de Aguiar (Vila Jardim), UBS Dr. Carlos Faraldo (Jardim Brasil), UBS Dr. Telmo da Costa Ferreira (Bonsucesso) e Centro de Saúde I – Rua Acre nº 1281.
 
Fonte: Secretaria de Comunicação


Notice: Undefined index: categoria in /home/storage/f/34/01/jornaloavare1/public_html/tmp/template/9a6592125d29176b982bc6caa38b759a6e3180d0.file.noticia.tpl.php on line 187
OUTRAS NOTÍCIAS

veja também