A informação foi publicada agora há pouco, no portal de notícias Metrópoles, pelo jornalista Guilherme Amado.
Segundo ele, odeputado federal Arthur Lira, o presidente da Câmara já decidiu que não vai instalar a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Abuso de Autoridade, encabeçada por Marcel Van Hatten para investigar o STF e o TSE.
Segundo Lira afirmou a interlocutores, há uma fila de pedidos de CPIs e falta tempo hábil nesta legislatura para tramitar uma Comissão Parlamentar de Inquérito.
Lira considera que o STF e o TSE estão errando na dose de resposta ao bolsonarismo, mas não tem certeza se a CPI é o melhor instrumento para fazer os ministros mudarem de postura.
Lira sugeriu a Van Hatten que ele colete novamente as assinaturas e reapresente o pedido no ano que vem, diz a publicação.
Para o colegiado ser instaurado, o primeiro passo seria o recolhimento de pelo menos 171 assinaturas, o que foi auferido nesta quinta-feira (24), com folga.
Resta saber agora se Van Hatten e os parlamentares que trabalham para a criação da CPI irão aceitar ou buscar alternativas legais para tentar realizar a CPI que já vem sendo apelidada de 'Lava Toga'.
O certo, é que não adianta recorrer, por exemplo, ao STF.
Fonte: Jornal da Cidade Online