Desde quarta-feira, 11, acontece na Praça Prefeito Romeu Bretas (Concha Acústica), no centro da Estância Turística de Avaré, a 33ª edição da Fampop (Feira Avareense de Música Popular).
Parte da programação cultural do Governo do Estado, o festival é considerado o melhor evento de MPB do interior do Brasil. Nos últimos anos, vem sendo promovido pela Abaçaí, organização social de cultura credenciada junto à Secretaria Estadual da Cultura. Este ano, mais um parceiro está auxiliando o custeio da Fampop, a Associação Paulista dos Amigos da Arte (Apaa).
Nesta sexta-feira, o show será Trovadores Urbanos, grupo nacionalmente conhecido por seu trabalho de 25 anos, período em que cantou mais de 100 mil serenatas, gravou 7 CDs, 1 DVD e dividiu palco com respeitados nomes da MPB. Eles voltam ao festival após shows em 1994, 2007 e 2009.
O espetáculo que homenageia o cantor, compositor, músico e escritor Zé Rodrix acontece na final da Fampop, no sábado, 14. A obra do artista será lembrada pelas vozes de sua filha Bárbara Rodrix, vencedora da Fampop 2014; do cantor Tavito, patrono do festival deste ano e presidente do júri, e de Sonekka, compositor vencedor da Fampop 2011. Eles terão no palco a companhia da Jazz Big Band, de Santos, formada por 15 instrumentistas.
Livro conta a história dos Trovadores
No sábado, 14, será lançado o livro “Memórias Afetivas”, de Rose Almeida, que relata a trajetória de 25 anos de serenatas dos Trovadores Urbanos. O evento está programado para às 11h, no Emporium Café (Rua Rio Grande do Sul, 1274). No local haverá uma mostra de fotos do grupo, que poderá ser visitada até o dia 27 de novembro.
O "Encontro de Letristas da MPB" também está marcado para o sábado. Haverá participações do professor Pasquale Cipro Neto, da poeta Alice Ruiz e do compositor e cantor Celso Viáfora. O evento ocorrerá na Casa do Músico de Avaré (Rodovia João Mellão, 268 - www.casadomusicoavare.com.br), a partir das 16h com entrada franca.
Músicas desta sexta no Festival
2ª ELIMINATÓRIA NACIONAL - 13/11/2015
Dona Mariana - Ronildo Prudente - Três Corações (MG)
A Filha Da Porta Bandeira - Fred Martins - Niterói (RJ)
Pro Santo – Zeca Barreto – São José Do Rio Preto (SP)
Dolores Sin Soledade - Ninna Joh / Paulo César Feital – Rio De Janeiro (RJ)
Boleiros - Vlado Lima – São Paulo (SP)
Madrigal - Paulo Monarco, Dandara e Bruno Batista – Cuiabá (MS)
Ventos Do Sul - Ismael Tiso – Três Pontas (MG)
Demodê - Diego Moraes/Márcio Pazin/Edu Capello - São Paulo (SP)/Chapecó (SC)
Tinhosidade - Andrea Perrone - Porto Alegre (RS) - (Música Instrumental)
Chuviscando No Recife - Mário Vivas - Rio De Janeiro (RJ) - (Música Instrumental)