Agora é oficial. A tocha dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro 2016 passará por Botucatu dia 17 de julho. A confirmação veio nesta terça-feira (19), quando o Comitê Organizador do evento divulgou parte do revezamento dentro do Estado de São Paulo, eixo final do trajeto da tocha antes de chegar no Rio para a cerimônia de abertura da Olimpíada, marcada para 5 de agosto, no Estádio do Maracanã.
No dia 17 de julho a tocha sairá de Sorocaba e passará por Tatuí, antes de chegar em Botucatu, por volta das 13h40. Ela permanecerá na Cidade por cerca de 50 minutos e deverá ser conduzida por pouco mais de dez pessoas em um trajeto de aproximadamente 3km, que ainda está sendo muito bem estudado pela Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Turismo. Depois de Botucatu, a tocha seguirá no mesmo dia para Lençóis Paulista e Bauru.
“Definitivamente será um momento único na história de Botucatu, que será uma das 300 das mais de 5 mil cidades brasileiras a ter esse privilégio. Desde já deixo o convite à população de Botucatu e cidades da região para que, no dia 17 de julho, todos estejam nas calçadas, prestigiando esse momento único do esporte mundial”, comenta o secretário municipal de Esportes Lazer e Turismo, Antonio Carlos Pereira.
Seguindo a tradição, a tocha será acesa em Olímpia, na Grécia, no dia 21 de abril. No Brasil ela deverá ser conduzida por 12 mil pessoas em mais de 300 cidades brasileiras espalhadas pelas cinco regiões do país. Vale lembrar que o processo de seleção dos condutores da tocha já foi encerrado e ocorreu através dos sites dos patrocinadores oficiais dos Jogos Rio 2016. Os nomes das pessoas que conduzirão a tocha serão divulgados no mês de fevereiro no site da Rio 2016 [www.rio2016.com/revezamento-da-tocha].
Sobre a Tocha Olímpica – A Chama Olímpica é um importante símbolo na história dos Jogos Olímpicos e representa a paz, a união e a amizade. A chama é conduzida através das tochas, em um grande revezamento que leva a mensagem Olímpica para além da cidade-sede e que termina com o acendimento da pira na Cerimônia de Abertura dos Jogos.
Como um dos principais atributos de inovação da Tocha Olímpica Rio 2016, os segmentos se abrem, revelando elementos de brasilidade: diversidade harmônica, energia contagiante e natureza exuberante, com o solo, o mar, as montanhas, o céu e o sol representados nas cores da bandeira do Brasil.
Cronograma do revezamento no Estado de São Paulo
16 de julho
Itararé
Itapeva
Capão Bonito
Itapetininga
17 de julho
Sorocaba
Tatuí
Botucatu
Lençóis Paulista
Bauru
18 de julho
Jaú
Araraquara
São Carlos
Ribeirão Preto
19 de julho
Sertãozinho
Jaboticabal
Barretos
Franca
20 de julho
Rio Claro
Limeira
Americana
Campinas
21 de julho
Indaiatuba
Itu
Jundiaí
Osasco
22 de julho
Praia Grande
São Vicente
Guarujá
Santos
23 de julho
Guarulhos
São Caetano
Santo André
São Bernardo
24 de julho
São Paulo
25 de julho
Dia livre
26 de julho
Suzano
Mogi das Cruzes
Jacareí
São José dos Campos
27 de julho
Taubaté
São Luiz do Paraitinga
Ubatuba