Temporal que durou aproximadamente dez minutos causou destruição e deixou moradores de São Manuel (69 quilômetros de Bauru) assustados nessa terça-feira (15) à tarde.
A força do vento derrubou árvores, destelhou casas e lojas e chegou a arrastar piscinas que estavam em exposição em uma loja para o meio de uma movimentada avenida.
Uma residência foi interditada porque poderia desabar. Em algumas regiões da cidade, chegou a cair granizo. A chuva começou fraca, por volta do meio-dia, mas foi ganhando força. De acordo com a prefeitura, 30 árvores caíram e pelo menos cinco imóveis foram parcialmente destelhados somente na área urbana.
Uma residência teve quase todo o telhado arrancado pelo vento e precisou ser interditada em razão do risco de desabamento. Os moradores foram acolhidos pela Promoção Social do município.
Os locais mais afetados foram os bairros mais altos da cidade. Algumas regiões ficaram momentaneamente sem energia. Ainda de acordo com a prefeitura, a área rural também foi bastante atingida. Em razão do grande volume de água, a avenida José Horácio Mellão, uma das principais da cidade, ficou alagada em alguns trechos, surpreendendo motoristas. Por segurança, parte da via foi interditada.
O vento também danificou fachada de concessionária e arrancou cobertura de casa de materiais de construção. Algumas piscinas em exposição em loja foram arrastadas para o meio da avenida. Apesar dos estragos, não há registro de vítimas.
Limpeza
Assim que a tempestade deu uma trégua, equipes da prefeitura percorreram a cidade para avaliar os estragos.
De acordo com o Executivo, foram criadas quatro frentes de trabalho. “A primeira levantava os locais mais atingidos e iniciava a organização do trânsito e as demais equipes realizavam a limpeza e desobstrução de vias públicas”, explica.
Os trabalhos contaram com a participação de funcionários das diretorias de Agricultura e Meio Ambiente, de Gestão e Serviços e Segurança Pública e de Trânsito.
“Nossas equipes estão em alerta constante e, a cada sinal de temporal, temos que agir rápido, pensando sempre na segurança e bem-estar da nossa população”, declarou o prefeito Marcos Monti.