A Subsecretaria de Turismo finalizou a implantação de portais e placas de identificação em estradas rurais da cidade. A atividade faz parte do projeto Botucatu Terra da Aventura. Foram instalados dois portais rústicos de madeira tratada nas estradas de acesso à Indiana (Estrada Geraldo Biral) e à Bocaina (Estrada Elias Alves) com os dizeres “Você está entrando na Cuesta de Botucatu. Seja feliz”. Mais quatro placas de identificação foram instaladas na Mina, Porto Said, Rio Bonito e Alvorada da Barra com as frases “Seja Bem vindo” e “Obrigado pela visita. Venha sempre”.
O projeto conta com o apoio e aprovação do Conselho Municipal de Turismo. Segundo o secretário adjunto de Turismo, Fredi Pimentel, todas as placas de aço foram doadas pela Semutran e a instalação foi realizada com o apoio do Departamento de Carpintaria da Secretaria de Obras.
“Na região que compreende o Rio Bonito, Mina, Porto Said e Alvorada da Barra, a sinalização vem ao encontro do desejo dos munícipes de identificar esses atrativos pertencentes ao município de Botucatu”, explica.
A Subsecretaria de Turismo também instalou 12 placas que alertam os visitantes para que não seja jogado lixo ou entulho nestes locais próximos à Cuesta e a baixada serrana, conhecida pela riqueza da fauna e flora e que atrai turistas e um público para passeios de quadriciclo, jipe, motocross, mountain bike, caminhada, cavalgada, turismo rural e atividades náuticas. As placas foram instaladas nas estradas rurais do Rio Bonito, Mina, Alvorada da Barra e Porto Said. Na primeira etapa do projeto, em junho de 2014, foram colocadas outras 15 placas nas estradas da Indiana, Bocaina, Santa Maria do Araquá, Pátio 8 e da Cesp (sentido Pardinho).
De acordo com o presidente do Conselho Municipal de Turismo (Comutur), Márcio Augusto, a ideia da confecção das placas surgiu durante as reuniões do Conselho, realizadas todas as primeiras quintas-feiras de cada mês na Casa dos Conselhos. O investimento nesta segunda etapa foi de aproximadamente R$ 7.000,00 realizado por meio do Fundo Municipal de Turismo (Fundetur).
O secretário adjunto de Turismo, Fredi Pimentel, explica que são três tipos de placas: uma com identificação das atividades do projeto Botucatu Terra da Aventura nas estradas e outras duas abordando a conscientização do descarte correto do lixo nesses lugares e informando onde ele deve ser realizado corretamente. “Nossa intenção com instalação dessas placas é sensibilizar todos que circulam pela Cuesta e também pela baixada, a região do Rio Bonito, Porto Said, Alvorada da Barra e Mina”, comenta.