O Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria nesta terça-feira (20) para manter as decisões do ministro Edson Fachin que suspenderam trechos dos decretos editados pelo presidente Jair Bolsonaro (PL) que facilitaram a compra de armas de fogo e munição no país. A suspensão, válida para o período eleitoral, foi determinada por Fachin no último dia 5, sob a justificativa de inibir o risco de violência política.
Julgamentos no TSE. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) manteve à campanha de Jair Bolsonaro (PL) o direito de veicular críticas a Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e seu vice Geraldo Alckmin (PSB). Em outra decisão, condenou Bolsonaro por propaganda antecipada.
Ações dos presidenciáveis. A Gazeta do Povo fez um levantamento no sistema processual do TSE para saber quantas ações Bolsonaro e Lula protocolaram até agora e o que mudou de 2018 para cá.
Campanha presidencial. Para tentar vencer no primeiro turno, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) acena ao eleitorado da classe média. Veja o que ele propõe. Confira ainda as perspectivas para a Petrobras e o preço da gasolina no próximo governo e as despesas de campanha, que já superam 2018 em 38%.
Bolsonaro na ONU. Em seu discurso na ONU, o presidente Jair Bolsonaro destacou realizações do governo e criticou indiretamente os governos do PT. Ele ainda enalteceu Alysson Paolinelli, indicado ao Nobel da Paz, isolando e realçando o discurso petista antiagro.
Giro pelo mundo. Em eventos na Inglaterra e nos Estados Unidos, grupos de extrema-esquerda agrediram um idoso gay e um pai com o bebê. Nas ex-repúblicas soviéticas, os conflitos se intensificaram e enfraquecem a Rússia.
Fonte:Gazeta do Povo