Seu pet está sofrendo com o tempo seco? Veja dicas para amenizar os efeitos


Notice: Undefined index: categoria in /home/storage/f/34/01/jornaloavare1/public_html/tmp/template/9a6592125d29176b982bc6caa38b759a6e3180d0.file.noticia.tpl.php on line 83
Jornal O Avaré 16/05/2018 01:05:26

Se você está sofrendo com o tempo seco, acredite: a baixa umidade do ar também pode afetar a saúde do seu pet. Cães e gatos costumam sentir na pele os impactos dessa época do ano, seja através de problemas respiratórios ou até mesmo de conjuntivites.
 
 
Segundo o Centro Veterinário Petz, que trata animais de estimação, os atendimentos de casos envolvendo os bichinhos costumam aumentar em épocas mais secas.
 
 
Por isso, fique atento se o seu pet apresentar algum dos sintomas abaixo:
 
 
- dificuldade para respirar;
 
- tosse;
 
- secreção nasal;
 
- espirros;
 
- cansaço;
 
- boca seca;
 
- desidratação;
 
- secreção nos olhos.
 
 
É sempre importante estar alerta para evitar que doenças mais graves se desenvolvam, como aconselha a veterinária Karina Mussolino, gerente técnica de clínicas da Petz.
 
 
Conjuntivite
 
 
Uma das consequências da baixa umidade na saúde dos pets é a conjuntivite. Ela acontece porque, em dias mais secos, os olhos dos bichinhos podem ficar vermelhos, lacrimejantes e com coceira.
 
 
Por isso, quando eles tentam aliviar a coceira com as patinhas, o risco de levar bactérias para os olhos aumenta, o que causa a conjuntivite.
 
 
Animais que mais sofrem em dias secos
 
 
"Com o agravamento do quadro, eles podem desenvolver gripe – traqueobronquite canina ou rinotraqueíte felina – ou outras complicações, podendo desencadear até uma pneumonia”.
 
 
As raças que têm focinho curto ou achatado costumam sofrer mais com o tempo seco. Isso acontece porque elas têm mais dificuldade para respirar e, por conta disso, o problema é agravado.
 
 
No caso dos cachorros, raças como pug, shih-tzu, buldogue e pequinês são as mais afetadas.
 
 
Dicas para o clima seco
 
 
“Muitos pets necessitam de inalações para amenizar os efeitos do ar seco; e os pets filhotes e idosos devem ter os cuidados redobrados”, explica a Dra. Karina.
 
 
 
Confira a seguir as orientações e cuidados que você deve ter com seu pet:
 
Fique atento à alimentação – Veja se o pet está comendo bem, se ele continua ativo e brincando.
 
Não esqueça da água nos passeios – Leve sempre recipientes de água para os passeios. Em casa, troque a água várias vezes ao dia.
 
Tente deixar o ar mais úmido – Deixe toalhas molhadas ou bacias com água próximas aos locais de descanso. Umidificadores de ar também são recomendados.
 
Deixe o pet descansar – Diminua quantidade de exercícios, principalmente entre 10h e 16h.
 
Não se descuide da hidratação – Faça hidratação com produtos específicos para pets.
 
Faça inalação no pet – A inalação pode e deve ser feita somente com soro fisiológico para animais com problemas respiratórios durante fases de tempo seco, pois umidifica as vias aéreas e facilita a respiração.
 
Mantenha os olhos limpos – A limpeza dos olhos deve ser feita com solução fisiológica, passando o algodão delicadamente.
 
Vacinação sempre em dia – Mantenha a vacinação contra a gripe em dia, assim como todas as outras, além do reforço anual.
 
Fique atento aos sintomas – Fique atento a qualquer sinal de tosse, secreção nasal e ocular e dificuldade respiratória grave.
 
Procure um veterinário – Leve o pet para um check-up e diagnóstico precoce de alterações respiratórias.
 


Notice: Undefined index: categoria in /home/storage/f/34/01/jornaloavare1/public_html/tmp/template/9a6592125d29176b982bc6caa38b759a6e3180d0.file.noticia.tpl.php on line 187
OUTRAS NOTÍCIAS

veja também