Notice: Undefined index: categoria in /home/storage/f/34/01/jornaloavare1/public_html/tmp/template/9a6592125d29176b982bc6caa38b759a6e3180d0.file.noticia.tpl.php on line 83
Servidores municipais das áreas da saúde, educação e limpeza entraram em greve nesta quarta-feira (9) em Avaré (SP) para protestar contra o atraso de salários e vale-alimentação. Segundo eles, desde o inicio de 2016 o pagamento de salário vem atrasando, sendo feito no dia 20 e não no 5º dia útil. Já o vale alimentação, segundo o grupo, não é pago há dois meses. Com a greve, creches e postos de saúde foram fechados nesta quarta-feira, mas o pronto-socorro funciona normalmente.
A Prefeitura de Avaré alega a crise financeira do país e dívidas contraídas em gestões passadas para o constante atraso de pagamento. Mas promete que o salário da maioria dos servidores será pago na sexta-feira (11) e o restante após 20 de novembro. Porém, não informou qual o critério e quem receberá o pagamento primeiro. A Secretaria de Educação afirma que os pais com alunos matriculados em creches paralisadas foram avisados sobre a greve (leia a nota na íntegra abaixo).
Os servidores realizaram uma manifestação nesta quarta-feira e foram até a Concha Acústica, que fica em frente à prefeitura. Eles também protestaram pelas ruas do Centro com carro de som. Segundo o grupo, cerca de 300 funcionários participaram do ato. A Polícia Militar diz que o número é de aproximadamente 250 servidores. A manifestação foi pacífica, completa a PM.
O sindicato responsável pela paralisação, o Sindicato dos Servidores e Funcionários Públicos do Município de Avaré e Região, diz que a greve foi acordada em assembleia e que não tem prazo para terminar. De acordo com o presidente da entidade, Leonardo do Espírito Santo, cerca de 580 funcionários participam da greve. “Apesar da paralisação deixamos 30% de cada secretaria funcionando, então há creches e postos de saúde funcionando e outros fechados. A duração da greve vai depender de quando teremos nossas reinvindicações aceitas pela prefeitura”, afirma.
Resposta
Em nota, o Executivo informou que, com relação à greve deflagrada nesta quarta-feira (9) pelos servidores municipais de Avaré, a Prefeitura entende que a greve é direito dos servidores, mas a atual situação financeira do município não permite que sejam atendidas todas as exigências do Sindicato, entre elas o pagamento em dia dos salários.
A prefeitura alega que, além da crise financeira que atinge o país, o município de Avaré sofre com a dívida de precatórios e previdência, contraídas em governos anteriores. Somente este ano, Avaré pagou R$ 20 milhões de dívidas de precatórios e previdência, e Avaré possui a maior dívida de precatórios do Estado de São Paulo, diz o Executivo.
A Prefeitura informou também que pagará o salário da maioria dos funcionários na próxima sexta-feira (11) e que os demais servidores receberão seus salários após o dia 20 de novembro. O pagamento do vale-alimentação será efetuado na próxima semana. Referente ao reajuste salarial, a Prefeitura afirma que o projeto está quase pronto e será enviado à Câmara Municipal.
Fonte: G1.
Notice: Undefined index: categoria in
/home/storage/f/34/01/jornaloavare1/public_html/tmp/template/9a6592125d29176b982bc6caa38b759a6e3180d0.file.noticia.tpl.php on line
187