Era para ser a solução de um grande problema para os residentes do Bairro Jardim Califórnia, em Avaré, mas segundo moradores que procuraram a reportagem do Portal do Sudoeste Paulista durante a semana, as fortes chuvas que caíram durante o mês de janeiro, junto a morosidade dos trabalhos, o famigerado asfalto que poria fim ao drama, parece estar longe de se tornar realidade.
Os moradores relatam que a empresa que realiza as obras não apresenta estrutura profissional na execução dos serviços, “contrataram a pior firma pra trabalhar aqui. Nunca vi empresa tão ruim quanto a essa. Trabalham um dia, folgam 3, isso quando trabalham, não têm se quer uma betoneira pra bater massa e concreto, fazem tudo na enxada”, reclama o morador que diz sofrer para sair de casa para trabalhar em dias chuvosos.
Mediante a precariedade da execução dos serviços, os moradores também questionam a qualidade, “imagina a qualidade desse serviço! Se tiver 10 funcionários trabalhando aqui é muito”, reclama o morador que, cansado de esperar uma vista do prefeito ou de algum fiscal da prefeitura, resolveu expor o problema com a ajuda da imprensa.
“No dia 16/05/2019, o senhor Jairinho do Paineiras e o Jô Silvestre postaram fotos do Jardim Califórnia, dizendo que conseguiram a tal verba para o asfalto, porém após esse dia nunca mais colocaram os pés aqui”, se revolta o morador.
Outro morador também falou da dificuldade em transitar pelas ruas do bairro, “tenho meu carro e minha moto, graças a Deus, porém saio as 4 da manhã para trabalhar e tem dias que tenho de ir a pé, debaixo de chuva, porque essa m……, de firma só faz cagada. Tenho uma filha de 9 meses, e se acontece algo? Tenho que sair correndo a pé, pois ambulância sem chance, nem caminhão do lixo passa aqui”, se revolva o morador que resolvemos não o identificar.
Depois de ouvir os moradores, procuramos a prefeitura através da secretaria de comunicação, mas como em todas as vezes que assim o fizemos, não obtivemos resposta.
De acordo com as informações repassadas pela prefeitura de Avaré, quando do início das obras, em meados de maio de 2019, as obras estão orçadas em R$ 1.605.103,21 milhão, fruto de um convênio entre município e o antigo Ministério das Cidades, hoje Ministério do Desenvolvimento Regional.
A melhoria está dividida em três partes. A primeira vai contemplar as ruas “Maria Thereza Sorbo”, “Antônio Sorgo” e “Orlando Cardoso”. No momento, a empresa responsável promove a implantação de galerias pluviais.
A fase seguinte engloba as vias “Rubens de Oliveira”, “José Augusto Claro”, “Maria Thereza Sorbo”, “Antônio Sorgo” e “Orlando Cardoso”.
Já a última etapa vai garantir a pavimentação da Avenida “Paulo Henrique Contrucci Leal” e ruas “Rubens de Oliveira”, “José Augusto Sorbo” e “Antônio Sorbo”.
Matéria do Portal Sudoeste Paulista.