Depois de demolir uma estrutura que foi construída e doada para o município, a Prefeitura de Avaré demoliu a sede da Mini-Horse, que também ficava localizada no Parque de Exposições Dr. Fernando Cruz Pimentel (Emapa).
Criadores dos mini-horses lamentaram a demolição. "Olha só o que sobrou da casa que era a sede da Mini-Horse no Parque de Exposição e da antiga casa da Cooperativa de Laticínios".
Segundo os associados, o local foi recentemente reformado. "A sede da ABCMH (Associação Brasileira dos Criadores de Mini-Horses) estava reformada, de telhado, forro e madeiramento novo, foi inclusive pintada por dentro pra ser devolvida".
Para alguns associados, o prefeito Jô Silvestre teria determinado a demolição por não gostar de alguns criadores. "... não gosta de um dos seus associados, despeja a única sede oficial de uma Associação de raça instalada no parque e pra não correr o risco de voltarem um dia, manda demolir".
Os criadores afirmaram que o prefeito teria delapidado o patrimônio público. "Isso é delapidar o patrimônio público, não estão nem aí, o dinheiro não é deles mesmo".
A sede foi instalada no parque deste 2004. Em julho deste ano, a Associação foi despejada do local. "Foi com muita luta que conseguimos na época ter a sede da referida associação em Avaré, sendo a única sede administrativa de uma associação dentro do parque e uma das poucas no Brasil fora de capitais, que sem motivos aparentes ou justificativa por eventual uso próprio do imóvel, anularam judicialmente a lei em vigor".
"Mais uma vez Avaré perdendo entidades de raça, que parecem não ter importância aos seus administradores, mas que já contribuíram muito em levar o nome "Avaré" nos quatro cantos do país e até no exterior. Seus associados, criadores de todo o Brasil, lamentam essa atitude do executivo municipal", destacaram os associados na época.
Fonte: Jornal A Estância.