Notice: Undefined index: categoria in /home/storage/f/34/01/jornaloavare1/public_html/tmp/template/9a6592125d29176b982bc6caa38b759a6e3180d0.file.noticia.tpl.php on line 83
Acontecerá no próximo dia 16, às 19h, no Centro cultural Esther Pires Novaes, o desfile de Moda inclusiva para pessoas com deficiência, o "Moda Eficiente".
O evento é organizado pela Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e conta com o apoio das indútrias texteis e lojistas de Avaré que confeccionaram roupas sob medida e adaptadas para os modelos, que são todas pessoas com deficiência. Os apoiadores foram: CWR, Lorsa, TWOR, Lunender e Kaiwaa.
Na oportunidade serão sorteados brindes para os modelos que desfilarão e que foram fornecidos pelos comerciantes: Fanny modas, restaurante Alecrim, Chá de Bebê, Tem tudo, Supermercado Pinheirão, Loja Size, Perfumaria Sumirê e Cacau Show.
Moda inclusiva é um segmento da moda que visa trazer praticidade, funcionalidade e inclusão. É um meio de representatividade em um mercado marcado por esteriótipos. Propoe uma reflexão comportamental, bem como uma moda influenciada pela diversidade com design inspirado na ótica do Desenho Universal. Propõe incluir tipos de corpos que a indústria contempla muito pouco, onde apenas alguns tipos de corpos são olhados e sem nenhum empecilho de movimento. A Moda Inclusiva vai além e pretende incluir pessoas com deficiência. Porque elas existem e são muitas, quase um quarto de toda a população brasileira.
O objetivo é fazer com a que a sociedade lance um novo olhar e soluções que facilitem o cotidiano da pessoa com deficiência. E permite ainda que elas sejam as protagonistas da passarela. A inclusão total depende de um conjunto de ações que permita às pessoas com deficiência se sentirem, de fato, integradas à sociedade. Isso significa, sim, que haja rampas, que órteses e próteses sejam oferecidas. Mas significa, também, dar a possibilidade para que as pessoas façam suas opções e, claro, possam escolher suas vestimentas adequadas para cada ocasião. Por isso, deve ser democratizada, humanizada. Deve olhar para aspectos como a ergonomia, a mobilidade e a funcionalidade de suas peças.
Mais informações: (14) 3732-8844 email: smdpd@avare.sp.gov.br.
Fonte: Jornal do Ogunhê.
Notice: Undefined index: categoria in
/home/storage/f/34/01/jornaloavare1/public_html/tmp/template/9a6592125d29176b982bc6caa38b759a6e3180d0.file.noticia.tpl.php on line
187