A Prefeitura da Estância Turística de Avaré através da Secretaria de Serviços iniciou nesta semana o trabalho de limpeza e desobstrução de galerias pluviais no centro da cidade.
A iniciativa, dividida em duas fases, visa mapear e limpar os pontos críticos da rede de captação de águas das chuvas e também das bocas de lobo das ruas centrais. Na última quinta-feira, 18, os trabalhos foram concentrados sob a Avenida Major Rangel, na galeria que capta águas do Córrego Água Branca e deságua no Ribeirão Lajeado. A secretaria espera prosseguir os serviços nas próximas semanas.
Segundo o secretário Ricardo Aurani é preciso que a população se conscientize e não jogue lixo nas ruas afim de minimizar problemas como o transbordamento dessas galerias e possíveis alagamentos durante períodos chuvosos. Na operação de limpeza, os servidores municipais, além do próprio secretário, estão utilizando um macacão de proteção adquirido especialmente para esta ação.
A desobstrução das galerias de águas das chuvas tem por objetivo evitar inundações, propagação de mau cheiro e criação de insetos e animais que prejudicam a saúde pública. “Coletamos detritos de plástico, madeira, papelão. As pessoas devem entender que o lixo jogado nas ruas e calçadas vão para os bueiros, caindo nas galerias, causando o entupimento e evitando o escoamento das águas pluviais”, completa o secretário.