Após auditoria no último mês de novembro, realizada pela Fundação Vanzolini de São Paulo, a Delegacia Seccional de Polícia de Avaré obteve, pela segunda vez consecutiva, a recertificação do Sistema de Gestão de Qualidade ISO 9001:2008, válida por mais três anos.
A recertificação abrange os procedimentos administrativos atribuídos ao Cartório Central e o monitoramento das atividades operacionais e investigativas das Delegacias de Polícia dos 17 municípios que estão subordinados à Delegacia Seccional de Polícia de Avaré.
A recertificação significa que o Sistema de Gestão de Qualidade da Seccional vem atendendo a todos os requisitos da Norma: NBR ISSO 9001:2008, que no caso da Polícia Civil em Avaré e região tem sido utilizada como importante ferramenta para o estabelecimento de metas, acompanhamento da execução das atividades de Polícia Judiciária e avaliação dos resultados alcançados.
A Seccional conquistou a Certificação no ano de 2009, durante a gestão do delegado seccional Vagner Bertoli. Na época, a policial civil Sílvia Aparecida dos Santos exercia a função de Representante da Direção (RD), que na prática é o grande responsável pelo Sistema de Gestão de Qualidade. Escrivã de Polícia, Sílvia atualmente trabalha na Central de Polícia Judiciária de Bauru.
A primeira recertificação ocorreu no ano de 2012, já na gestão do atual delegado seccional Jorge Cardoso de Oliveira. Nesse ano, a conquista foi marcada pela ampliação do escopo da norma, que passou a incluir a atividade fim da Polícia Judiciária, ou seja, o trabalho de investigação.
“A Direção da Seccional agradece a dedicação e o empenho diário de todos os policiais civis. Cada um representa uma peça fundamental nessa nossa evolução. Nossa conquista em muito se deve ao trabalho de todos”, destacou o delegado Jorge Cardoso de Oliveira, citando em especial o policial civil Fernando Mantovani Tavares, que atualmente exerce a função de RD no contexto do Sistema de Gestão.
MODELO DE GESTÃO - Importante frisar que a Seccional de Polícia de Avaré foi a primeira instituição policial civil a receber a ISO 9001 em todo o Estado de São Paulo. Com a certificação, a Seccional demonstrou que é viável uma repartição policial implantar normas para aperfeiçoar os serviços.
A sigla “ISO” refere-se à International Organization for Standardization, organização não governamental, fundada em 1947, em Genebra, presente em cerca de 160 países, que estabelece um modelo de gestão de qualidade.
A recertificação ISO 9001 representa um atestado nacional e internacional à qualidade do trabalho desenvolvido. Confere credibilidade ao órgão, e evidencia a busca contínua pela excelência no processo produtivo, e pela satisfação plena de seus clientes.