O Natal está chegando e com ele o aquecimento das vendas de final de ano. Apesar da estimativa não ser tão otimista por causa da crise econômica que se instalou no país, o comerciante precisa se preparar para conquistar e atrair os clientes.
A primeira parcela do 13º salário, por exemplo, está para ser paga e o varejista precisa atrair o consumidor para antecipar as compras de fim de ano. “O importante é o empresário não se deixar influenciar pelas notícias, pense em algo diferente para não ser igual a todos os outros. Bole promoções para as pessoas comprarem agora e não deixarem para a última hora, como é costume do brasileiro”, explica José Carmo Vieira de Oliveira, consultor do Sebrae-SP.
De acordo com o consultor, a palavra-chave é planejamento. “Embora o tempo seja curto, ainda é possível reverter a situação. Acredito que o primeiro passo importante seja fazer um check-up do histórico de vendas, relembrando inclusive o desempenho dos anos anteriores”, explica.
Ele orienta que o empreendedor analise quais foram os produtos mais procurados, o que encalhou as vitrines, quais foram os horários de pico, como foi o preparo da loja, atendimento, número de funcionários temporários contratados e se teve problema com troca de mercadorias.
Se a ideia for reforçar a equipe, o momento de contratar é agora. “Não deixe para a última da hora, pois o funcionário temporário deve ser treinado, ele precisa conhecer os produtos e também, pegar o jeito da loja”, diz.
Outro ponto importante é aguçar os sentidos do consumidor: visão, tato, cheiro e paladar. A vitrine, independente do formato do negócio (rua, shopping ou e-commerce), precisa convidar o cliente para entrar ou navegar, no caso do site da empresa.
“Gentilezas costumam ajudar na fidelização do cliente. Por que não oferecer um bombom, pedaço de panetone, frutas secas ou café? Perfumes agradáveis na loja atraem frequentadores e tornam o ambiente mais gostoso. No caso do estabelecimento ser voltado para alimentação, é importante oferecer pedacinhos do produto para ser provado na hora”, explica.
As lojas de rua devem investir no visual, com decoração da data comemorativa que está chegando. Além disso, os produtos devem estar expostos nos locais com maior trafego de clientes, de preferência na altura dos olhos. A iluminação também deve ser levada em conta, pois a luz certa favorece a exposição da mercadoria.
Já se for uma loja de shopping, é preciso lembrar sempre que a concorrência está ao lado, a poucos passos do cliente, por isso é importante sempre pensar em um diferencial para chamar a atenção de quem está passeando pelo local. “A vitrine é a primeira visão que o cliente tem da loja, então inove, mescle peças tradicionais com as novas e crie pontos focais, aproveitando da melhor maneira o espaço disponível”.
No caso do e-commerce, é importante lembrar que a homepage sempre precisa acompanhar o clima festivo, além de manter a navegação simples, possibilitando ao consumidor escolher quando quer saber mais informações sobre um produto. O mais importante é não se comprometer com uma data que não poderá cumprir para a entrega do produto.
“Em todos os casos o atendimento é fundamental, principalmente no Natal onde o movimento é maior do que nos dias normais. Não escolha o cliente pela aparência. Todos, independentemente do tipo físico ou da roupa, precisam receber um atendimento impecável. No caso do site é preciso ter um espaço para o cliente conversar com alguém, seja por e-mail, chat ou telefone. Por fim, prepare o seu estabelecimento para o grande movimento, agilidade e paciência serão fundamentais”.
Nesta época, o empresário pode aproveitar o aumento no movimento do seu negócio para cadastrar todos os clientes por meio de um formulário simples, com nome, telefone, endereço e e-mail. “Com essas informações você poderá avisá-lo sobre promoções e lançamentos por meio de malas diretas ou e-mail marketing”, explica.
Outras informações sobre como preparar seu negócio para o Natal podem ser adquiridas no Escritório Regional do Sebrae-SP em Botucatu, pelo telefone (14) 3811-1710, ou pessoalmente na rua Doutor Costa Leite, 1570.