Vacinas serão aplicadas nos dias 29,30 de novembro e 6,7 de dezembro
A Prefeitura de São Manuel, através da Diretoria de Saúde, realiza nos próximos dias 29, 30 de novembro e 6, 7 de dezembro, a campanha de vacinação antirrábica. Uma das metas da UVA, Unidade de Vigilância Ambiental, é superar o número de vacinações de 2013, quando mais de 5.100 animais foram vacinados.
“Aguardávamos apenas o Governo do Estado de São Paulo enviar as vacinas para dar início à campanha em São Manuel.” comenta Paulo Targa, Médico veterinário da UVA, que ainda complementa “Na hora de vacinar é preciso se atentar a dois detalhes, cães e gatos devem ter mais de três meses e fêmeas não podem estar em período de gestação.”
Pede-se também para que apenas pessoas maiores de 18 anos levem os animais e que os cães estejam com coleira, guia e focinheira e os gatos em caixas de transporte. Essa medida é para a proteção dos animais e também da equipe que estará aplicando as vacinas.
“Mesmo que seu cão ou gato seja bonzinho em casa, ele pode se estressar com toda a movimentação e morder outro animal ou até uma pessoa”, explica Caren Albano Piovezam, funcionária da UVA.
A raiva é uma doença infecciosa causada por um vírus que se multiplica primeiro nos nervos periféricos e depois no sistema nervoso central e dali para as glândulas salivares, onde se propaga.
A transmissão ocorre através do contato da saliva por mordida, lambida em feridas abertas ou arranhões. Outros casos de transmissão registrados são a via inalatória, pela placenta e aleitamento. A raiva urbana tem como principal agente o cão, seguido pelo gato.
Os sinais variam conforme a espécie. Quando acomete animais carnívoros, com maior frequência, eles se tornam agressivos (raiva furiosa) e quando ocorre em animais herbívoros, sua manifestação é a de uma paralisia (raiva paralítica). No entanto, em todos os animais costuma ocorrer: mudanças de comportamento, hábitos e alimentação; dificuldade para engolir; salivação abundante; paralisia das patas traseiras.
Nos cães, o latido torna-se diferente do normal, parecendo um “uivo rouco” e nos morcegos, com a mudança de hábitos, eles podem voar durante o dia.
Algumas precauções devem ser tomadas. Evite, por exemplo, tocar em animais estranhos, feridos e doentes; perturbar animais quando estiverem comendo, bebendo ou dormindo; separar animais que estejam brigando; entrar em grutas ou furnas e tocar em qualquer tipo de morcego (vivo ou morto); criar animais silvestres ou tirá-los de seu habitat natural; difundir preconceitos ou informações sem ter certeza da sua veracidade ou sem conhecer a fonte.
Pessoas responsáveis cuidam e dão carinho a seus animais, evitam que eles fiquem soltos na rua, colocam coleira, focinheira e guia em seus animais para passear e levam seus animais para serem vacinados.
“A campanha de vacinação antirrábica é uma importante ação no setor da Saúde em nossa cidade”, expõe o Prefeito Marcos Monti. “Em um primeiro momento estaremos realizando a campanha na área urbana e logo depois estaremos divulgando a campanha na zona rural”, completa.
Acompanhe os pontos de vacinação e horários
Dia 29/11/2014, sábado
– Cohab 3, em frente ao posto de saúde, das 8h às 17h
– Estacionamento da Diretoria Municipal de Saúde, das 8h às 17h
– Santa Mônica em frente ao Posto de Saúde, das 8h às 12h
– Em frente ao CS II “Deputado Geraldo Pereira de Barros”, postão, das 13h às 17h
Dia 30/11/2014, domingo
– São Geraldo, das 8h às 17h (em frente ao posto de saúde)
– Conquista, das 8h às 17h (próximo a Rua Laércio Lourenção)
– Cohab 2, das 8h às 17h (em frente ao posto de saúde)
Dia 06/12/2014, sábado
– Vila Rica, das 8h às 17h (em frente ao posto de saúde)
– Santa Helena, das 8h às 12h (em frente à igreja Nossa Senhora das Graças)
– Distrito de Aparecida, na Praça do Santuário, das 8h às 12h
– Vila Ayres, em frente a Escola “Prof Hélio da Silva”, das 13h às 17h
– Jardim Público, no Coreto, das 13h às 17h
Dia 07/12/2014, domingo
– Cohab 1, das 8h às 17h (em frente ao posto de saúde)
– Poliesportivo, em frente ao Ginásio de Esportes “Pref. Miltinho Monti”, das 8h às 17h