SANTA CASA DE AVARÉ VEM SE TORNANDO MODELO DE QUALIDADE NA SAÚDE DA REGIÃO


Notice: Undefined index: categoria in /home/storage/f/34/01/jornaloavare1/public_html/tmp/template/9a6592125d29176b982bc6caa38b759a6e3180d0.file.noticia.tpl.php on line 83
Jornal O Avaré 24/07/2017 00:28:40

Gerida por Miguel Chibani Bakr, atualmente, a Santa casa de Avaré vem se tornando numa das principais referências em administração pública, qualidade e atendimento aos pacientes de Avaré, e também para mais de 17 cidades da região.
 
 
Com o primeiro prédio situado pela Rua Domiciano Santana em 1.904 e posteriormente transferida em 1.907, quando a pedra fundamental do prédio atual foi lançada, no dia 20 de junho de 1.907, tendo ficado a obra do prédio concluída em 1.909. Gesiel Júnior em seu livro - (Avaré, em Memória Viva 3),  narra que em 1917 a Congregação  das Irmãnzinhas de Jesus começaram a cuidar do setor de enfermaria.
 
 
Hoje, com amplo espaço e modernos quartos de internação a Santa Casa não para de expandir, e, deste modo, oferecer saúde de qualidade aos pacientes que necessitam de tratamentos.
 
 
 
 
Alas de internação - A Instituição conta com cinco Alas de internação. As Alas 2 e 5 são reservadas aos pacientes internados com subvenção do SUS (Sistema Único de Saúde), com cerca de 42 leitos na Ala 2 e 28 pela Ala 5.
 
 
Já as Alas 1 e 3 são para atendimento com convênios, sendo disponibilizado 48 leitos hospitalares. Além disso, a nova Ala 4 começará, em breve, a ser disponibilizada para pacientes particulares.
 
 
Além das Alas de internação a Santa Casa reformou e continua melhorando o setor de internação da Maternidade, a qual conta com 27 leitos, tendo sido já construído 6 novos e aguardando ainda a ampliação de mais quartos. Já a pediatria, em reforma, conta com 18 leitos.
 
 
Segundo a chefe de enfermagem, a enfermeira Nanci, a Santa Casa espera, após a reforma da maternidade, assinar convênio com o governo estadual, e poder contar com o apoio do Programa “Rede Cegonha”, o qual oferece subsídios  e apoio aos hospitais conveniados para que sejam realizados partos ‘normais’, ao invés de cesarianas.
 
 
A administração ainda está reformando o setor do Centro Cirúrgico. Segundo Chibani, cerca de 6 novas salas de cirurgia logo serão terminadas e equipadas, e devem entrar em funcionamento até o mês de agosto, com mais tecnologia e aparelhos que deixarão as salas cirúrgicas com 99% de proteção contra qualquer tipo de infecção.
 
 
 
 
Nova lavanderia - Chibani ressalta ainda que a lavanderia também foi remodelada, e novos maquinários já foram comprados  e, dentro em breve estarão sendo instaladas. A Santa Casa gastou cerca de 323 mil reais para adquirir as máquinas de lavar e secar de última geração. As antigas, segundo o Provedor, deverão ser doadas para Instituições filantrópicas de Avaré.
 
 
 
 
Administração e Estrutura - A administração também está de ‘cara nova’. Os funcionários da administração, hoje, trabalham numa sala de amplo espaço, que cuida dos faturamentos, contabilidade e Auditorias.
 
 
Além de toda a reforma do prédio onde eram colhidos os exames de sangue, dentre outros, o local também abriga uma sala de treinamento para os funcionários da Santa Casa.
 
 
 
 
Novo aparelho - Um novo aparelho para pacientes que necessitem de atendimento neurológico já foi adquirido. Chama-se “Aspirador Ultrassônico”, com custo estimado de 345 mil reais, o aparelho é um dos únicos da região de Avaré e já está a serviço da saúde.
 
 
Outro aparelho que irá modernizar o setor de neurologia é o microscópio eletrônico, que está sendo adquirido pela Instituição, com valor de 120 mil, para auxiliar os profissionais no atendimento.
 
 
 
 
Futura fisioterapia - Embaixo do prédio, onde antes funcionava o ambulatório, a administração já está com força total na reforma, que se tornará um centro de fisioterapia totalmente reestruturado. Embora não haja prazo ainda para o término, Chibani destacou que procurará atender os pacientes com os mais modernos aparelhos de fisioterapia num espaço amplo e adequado.
 
 
 
 
Provedor - Com 10 anos de dedicação à Santa Casa, o provedor Miguel Chibani Back, transformou sua vida em dedicação exclusiva à Instituição.
 
 
Segundo ele, embora as verbas sejam escassas, a administração contou só neste ano com ajudas de deputados com emendas que, em 2.017 chegaram a 1,4 milhões de reais, o que possibilitou o andamento e o bom funcionamento da Santa Casa.
 
 
Chibani destaca que a Santa Casa atende mais de 80% dos pacientes pelo SUS, entretanto, somente 60% das despesas são cobertas pelo Sistema. Segundo ele, além das emendas, a economia nas compras e convênios, contorna a situação do déficit que a rede pública não consegue cobrir completamente.
 
 
“A Santa Casa não é um Instituição politizada. Todos que colaboram ajudam aos pacientes de Avaré e região.” – destacou Miguel Chibani.
 
 
 
Fonte: Jornal A Bigorna.


Notice: Undefined index: categoria in /home/storage/f/34/01/jornaloavare1/public_html/tmp/template/9a6592125d29176b982bc6caa38b759a6e3180d0.file.noticia.tpl.php on line 187
OUTRAS NOTÍCIAS

veja também