Em meados deste mês de agosto a luta do provedor da Santa Casa de Avaré, em transformar o antigo prédio do Pronto Socorro, de propriedade da entidade, num moderno e aconchegante Centro de Hemodiálises, ganhou a coloboração de um importante aliado.
Trata-se do deputado estadual, Oscar Castelo Branco, Capitão do Exercito Brasileiro. Ele esteve em Avaré a convite de um amigo, em agosto de 2016, antes das eleições, onde conheceu a cidade, como também a Santa Casa. As informações desta reportagem foram repassadas ao Portal do Sudoeste Paulista, pelo provedor da entidade, Miguel Chibani Bakr.
O então candidato conseguiu se eleger e em 2018 voltou a visitar a Estância Turística.
Nesta nova passagem, o agora deputado conheceu de forma mais profunda a Santa Casa, referência em qualidade de estrutura e atendimento na região Sudoeste Paulista, graças ao trabalho de anos do indefectível provedor Miguel Chibani.
À reportagem Chibani contou que "o deputado conheceu as instalações e também tomou conhecimento de muitas coisas que estão sendo feitas e outras que gostaríamos de fazer, como o caso do sonhado Centro de Hemodiálise."
"Dissemos ao deputado que hemodiálise é uma coisa que esta aumentando muito no país e na região. Teve 71% de aumento de casos e somente 15% de aumento de vagas para tratamento. Eu tinha o espaço. Só faltava uma parte do recurso, onde o deputado Castelo Branco, sensibilizado, se propôs em lutar pela causa."
Os frutos do importante contato político, veio através de um ofício do Governo do Estado de São Paulo, assinado pelo Secretário Executivo, Antonio Carlos Rizeque Malufe, no dia 14 de agosto último que, atende a demanda (nº 2019.295.001-0) do deputado Castello Branco. No documento o Governador João Dória, ordena liberar junto à Secretaria Estadual da Saúde, o montante de R$ 700.000.00, para serem aplicados nas obras de reestruturação do prédio do futuro Centro.
A Santa Casa de Avaré, segundo Chibani, atende em media 90 pacientes. Com essa ampliação, a entidade terá 43 equipamentos, que em 3 turnos poderá atender em media 120 hemofílicos por dia. Miguel Chibani acredita que "conforme as necessidades de cada um deles, entendo que poderemos atender umas 250 pessoas."
Fonte: Portal Sudoeste Paulista.