Sancionada, lei que cria a “Dignidade Menstrual” ajudará adolescentes em Avaré


Notice: Undefined index: categoria in /home/storage/f/34/01/jornaloavare1/public_html/tmp/template/9a6592125d29176b982bc6caa38b759a6e3180d0.file.noticia.tpl.php on line 83
  • Categoria :
    Notice: Undefined index: categoria in /home/storage/f/34/01/jornaloavare1/public_html/tmp/template/9a6592125d29176b982bc6caa38b759a6e3180d0.file.noticia.tpl.php on line 118
Jornal O Avaré 28/10/2021 07:20:00

O assunto “menstruação” ainda é tabu e muito silenciado no Brasil. Uma nova lei sancionada em Avaré de autoria da vereadora Carla Flores disponibilizará absorventes nas escolas e para adolescentes que necessitam de apoio socioeconômico.

“Nós mulheres crescemos com esta ideia, mas agora está mudando porque quando a menstruação não é bem cuidada, não é tratada de maneira correta com recursos ela prejudica a vida e graças a ONGS e movimentos como o GirlUp que realizaram pesquisas importantes sobre o tema “pobreza menstrual” descobrimos o sofrimento que é para meninas em idade escolar que não podem comprar o absorvente”- disse Carla Flores.

A vereadora destacou a aprovação do projeto de lei que distribui de forma gratuito com finalidade socioemocional e de política pública a distribuição de absorventes.

No destaque do projeto, Carla Flores destacou que a falta de absorventes para as adolescentes e que também faltam nas escolas fazem com que muitas meninas que não tem condições financeiras de comprar seu material íntimo acabem por utilizar papel, miolo de pão, pedaço de sacola plástica,  retalhos de panos, os quais  acabam adquirindo infecções graves, procurando o SUS para tratamento,  muitas precisam retirar o útero e, em casos mais sérios podem chegar a óbito.

“depois de muita repercussão televisonada e estampada nos meios da imprensa eu que venho desde o início do meu mandato elaborando Leis que visam proteger as mulheres,  e, assim resolvi elaborar uma lei tratando este problema no nosso município. Principalmente nos tempos atuais, devido pandemia e tantos assuntos que estão dificultando a vida das pessoas, o absorvente fica em segundo plano, mas se a prefeitura pensar e colocar na balança,  os gastos com problemas de saúde e evasão escolar por causa da falta de absorventes é muito maior”-destacou a vereadora.

O Projeto de Lei “Dignidade Menstrual” é um projeto de autoria da vereadora: “ Foi aprovado pelo demais vereadores e com a grata satisfação o  prefeito Jô Silvestre sancionou a lei,  que  se torna  mais uma vez  pioneiro no assunto, colocando Avaré na vanguarda deste assunto de suma importância para meninas e  mulheres vulneráveis e de extrema pobreza.  Agora podemos dizer que Avaré tem uma lei que dispõe sobre a Dignidade Menstrual e haverá a distribuição de absorventes para a população mais carente. Enquanto uns vetam, em Avaré temos um prefeito que sanciona, preocupado com todas as questões e principalmente com os assuntos ligados às mulheres e a saúde pública”- finalizou Carla Flores.

 

Fonte: Jornal A Bigorna.


Notice: Undefined index: categoria in /home/storage/f/34/01/jornaloavare1/public_html/tmp/template/9a6592125d29176b982bc6caa38b759a6e3180d0.file.noticia.tpl.php on line 187
OUTRAS NOTÍCIAS

veja também