Consultor do Sebrae-SP dá dicas para conseguir concretizar projetos
Ter uma ideia inovadora é o primeiro passo para a concretização de um negócio de sucesso. O segundo momento, e o que dá mais trabalho, é tirar a criação do plano abstrato. “É muito comum encontrarmos pessoas com boas ideias e muita vontade de colocá-las em prática, mas a maioria enfrenta dificuldades na hora de abrir a empresa, pois desconhece o mercado, não faz planejamento e muitas vezes não sabe muito bem o que quer fazer”, explica Henrique Teixeira, consultor do Escritório Regional do Sebrae-SP em Botucatu.
Para abertura da empresa, inicialmente deve-se pesquisar muito bem o mercado e suas necessidades e entender sobre o negócio que se pretende empreender. É importante definir as metas, ter paciência, evitar desperdícios e realizar um planejamento estratégico para conseguir conceber um empreendimento.
De acordo com ele, nesta fase de planejamento é onde entram todos os pontos a serem definidos para a abertura da empresa, como investimento, estoque inicial, capital de giro, estratégias de marketing, operação, enquadramento jurídico e tributário e outros.
“É importante ter bem claro que o cliente é o coração de um modelo de negócios”, acrescenta Henrique. O candidato a empresário deve saber a qual segmento de clientes pretende atender. Uma empresa deve esclarecer que tipo de relação quer ter com cada segmento de clientes atendidos. Para isso deve pensar no tipo de relacionamento que os clientes esperam da empresa, qual seu custo e como se integram ao restante do modelo de negócios.
Para auxiliar futuros empresários nessa tarefa, o Sebrae-SP oferece a oficina “Transforme sua Ideia em Modelos de Negócios”. A capacitação apresenta o modelo de negócios CANVAS, usado por várias grandes empresas em todo o mundo. “Com ele é possível visualizar a descrição do projeto e a interconexão de todas as partes que o compõem. Por meio de adesivos e cores e é possível visualizar a lógica da criação”, afirma.
O Canvas, como ferramenta de gerenciamento estratégico, permite que o empresário trace o modelo do negócio com base em nove blocos: proposta de valor (aquilo que o diferencia da concorrência), segmentos de clientes, canais, relacionamento com clientes, fontes de receitas, recursos principais, atividades principais, parcerias-chave e estrutura de custos.
A oficina é dividida em três encontros de 4 horas. No primeiro encontro serão abordados os modelos mentais, a criatividade e inovação como ferramentas para criar um modelo de negócios inovador e a criação da proposta de valor, que é o diferencial em relação à concorrência. No segundo, os participantes vão trabalhar segmento de clientes, canais, relacionamento e fontes de receita. Por fim, o último encontro terá como foco a definição de atividades, recursos e parcerias no negócio e sua estrutura de custos.
A oficina é destinada a empreendedores ou a quem planeja abrir o próprio negócio. Inscrições e outras informações podem ser obtidas pelo telefone do Escritório Regional do Sebrae-SP em Botucatu (14) 3815-9020.