O Corpo de Bombeiros de Avaré registou incêndios em vegetação na tarde deste domingo, dia 26 de abril. Duas áreas foram atingidas, sendo que a vegetação localizada na Vila Jardim teve uma grande área devastada pelas chamas.
Em um outro incêndio, o fogo atingiu uma área no Bairro Água Branca. Equipes dos Bombeiros foram descolocadas para os locais, sendo que as chamas foram controladas.
Ainda não a informação se os incêndios ocorreram naturalmente ou se foram provocados. O tempo seco e a falta de chuvas são considerados os principais fatores que influenciam no aumento do número de queimadas no inverno.
CUIDADOS – Alguns cuidados podem ser feitos para evitar um possível incêndio, como evitar limpar terrenos com fogo. Confira outras orientações:
– Não deixar algo com fogo perto de áreas de vegetação
– Aos fumantes, evitar jogar a bagana de cigarro acesa
– Tenha cuidado e oriente crianças a não brincar com fogo
– Evite fazer queimadas urbanas e florestais sem autorização
– Faça aceiro para queimadas controladas em roçados
– Terrenos com mato devem ser capinados, nunca queimados
– Denúncias e chamados
CRIME AMBIENTAL – Queimar é crime ambiental. A Lei nº 9.605, de 1998, prevê prisão e multa aos responsáveis. A fumaça é muito danosa à saúde, principalmente para crianças e idosos, além de prejudicar a atmosfera, por danificar a camada de ozônio. Órgãos ambientais defendem que não há necessidade de queimar, pois há alternativas corretas e legais que podem ser utilizadas.
Fonte: Jornal A Voz do Vale.