Um projeto que utiliza abelhas para o aumento da produção agrícola está sendo desenvolvido em uma propriedade de Avaré (SP).
O projeto é experimental e realizado em parceria com a Secretaria de Agricultura do estado de São Paulo e a Prefeitura de Avaré. A expectativa, segundo os produtores, é que, após a colocação de apiários no local, as plantas produzam até 50% mais.
Com isso, 200 caixas de abelhas foram colocadas em quatro pontos do local. A fazenda tem 80 hectares e no local são cultivados abacate e limão.
Ao todo, são 1.500 toneladas por ano somando as frutas que são mandadas para a Europa e o Japão. De acordo com o gestor da fazenda, Plinio Cescon, as caixas foram colocadas há cinco meses e já deu para notar uma diferença nos pomares.
"Com a polinização correta, um melhor manejo com as abelhas, você consegue aumentar uma produtividade inicial na área sem precisar adquirir mais terra, mais equipamentos, mais mão-de-obra. Você já tem um potencial dentro da sua propriedade, já está pré-estabelecido. Você precisa simplesmente vir a melhorar a polinização", diz.
O projeto consiste na colocação de apiários próximos dos pomares para que, através da polinização feita pelas abelhas, a produção agrícola aumente, segundo o técnico responsável, Gerson Cardoso.
"Quando você induz a abelha à polinização, o aumento desse segmento é muito grande. A natureza não vai conseguir fazer a polinização de forma intensiva como nessas colmeias induzidas, conduzidas tecnicamente para ser feita a polinização", explica.
Os primeiros resultados do projeto foram apresentados em uma reunião com produtores rurais, apicultores e representantes da Secretaria de Agricultura do estado.
A expectativa é que, após os resultados positivos em Avaré, outros produtores se interessem. "Através da polinização, com esse aumento, a produtividade pode chegar de 40% a 100% em qualidade dos frutos de forma sustentável", conclui.
Fonte: G1.