Carreta-móvel do “Mulheres de Peito”
atenderá no Terminal Rodoviário
Por intermédio programa estadual “Mulheres de Peito”, a Secretaria da Saúde realizará exames gratuitos de mamografia a partir da próxima segunda-feira, 4 de maio, segunda-feira. Uma carreta-móvel ficará no Terminal Rodoviário Manoel Rodrigues para atender gratuitamente as mulheres que tenham entre 50 e 69 anos.
A unidade ficará até o dia 27 no local para atendimento das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira, e das 8h às 12h, aos sábados. Na carreta são feitos exames preventivos contra o câncer de mama. Para as mulheres de 35 a 49 anos, haverá necessidade de encaminhamento médico.
Serão atendidas 50 mulheres por dia, através de senha que serão distribuídas pela manhã e por ordem de chegada. A senha só será válida para atendimento no mesmo dia. Não haverá agendamento e as mulheres devem apresentar RG e cartão do SUS (obrigatório).
O “Mulheres de Peito” dispõe de uma equipe multidisciplinar integrada por técnicos em radiologia, profissionais de enfermagem, pessoal administrativo e um médico radiologista especializado em mama.
Além de mamógrafo, os veículos são equipados com aparelho de ultrassom, conversor de imagens analógicas em digitais, impressoras, antena de satélite, computadores, mobiliários e sanitários.
O objetivo do “Mulheres de Peito” é promover rastreamento contínuo e organizado da doença, visando à detecção precoce de tumores malignos inclusive em fases em que a mulher não apresenta nenhum sintoma.
Câncer de Mama
A OMS estima que no mundo anuamente mais de um milhão de casos de casos de câncer de mama sejam diagnosticados. É o tipo que mais incide sobre a população feminina e a causa mais frequente de morte.
As causas do câncer de mama não são ainda totalmente conhecidas, mas sabe-se que a doença é multifatorial e depende de uma complexa combinação de fatores. A idade é o principal fator de risco, que aumenta a partir dos 35 anos em alguns grupos. As mulheres que têm entre 50 e 70 anos são as mais propensas, por isso as políticas de rastreamento, baseadas nas recomendações da Organização Mundial de Saúde, são prioritariamente focadas nessa faixa etária.