Sonhos que viabilizam conquistas de um Casal de Avaré remodela atuação de padaria, passando a oferecer almoço e itens de conveniência, além de investir na área de congelamento e na ampliação do mix de produtos
Negócio dos sonhos
Empresária de Avaré conta como o SEBRAE-SP ajudou a melhorar a competitividade de sua padaria
O casal Pedro e Célia Carvalho inaugurou a padaria São João em 1983, em Avaré. naquela época, além de produzir para a própria loja, chegaram a fornecer 7 mil pães para minimercados. ao longo dos últimos 30 anos, o mercado mudou. com o aumento da concorrência, os empresários investiram na área de congelamento e expandiram o mix de produtos. hoje, com duas unidades em funcionamento, oferecem almoço e atendem a eventos e festas produzindo doces confeitados, bolos e tortas. Célia conta os detalhes da trajetória de sucesso.
Quais são os desafios do segmento de padarias?
São muitos. A temperatura, por exemplo, influencia bastante. Quando esfria, deve-se ficar atento para não faltar alimentos. As vendas aumentam rápido em curtos períodos. Se a temperatura sobe, o desafio é não ter grandes sobras e garantir bom estoque de bebidas. Para não correr riscos, fazemos contagem semanal de todos os itens. E nem todo mundo se adapta a trabalhar aos domingos. Por isso, a área de gestão de pessoas é a mais difícil.
Qual é o diferencial competitivo da Padaria São João?
Passamos a trabalhar com produtos de conveniência e investimos no almoço para aumentar o tíquete mé- dio. Oferecemos café da manha com três tipos de prato e garçons na área de atendimento. Além do pãozinho, na área de confeitaria nossa especialidade é o sonho. Todas as terças, temos o Festival do Sonho. Vendemos em média 400 unidades nesse dia, e já chegamos a comercializar 670. Temos recheios de milho, paçoca, limão, Sonho de Valsa, leite condensado, creme, brigadeiro e churros.
E como o SEBRAE-SP ajudou a sua empresa?
O SEBRAE-SP foi sempre presente na nossa vida. Com os consultores, aprendemos conceitos de livro-caixa e de controle de pedidos, entradas e saídas. Com o Programa Alimentos Seguro (PAS), entendemos as regras do manuseio dos alimentos, tempo ideal de congelamento de recheio, lavagem e armazenamento, detalhes que fazem a diferença para a produtividade.
Quais são os planos do futuro?
Pretendemos aumentar a área de venda. Outro desafio é diminuir custos de produção para investir em layout e melhor organização da loja. Ainda temos a ideia de oferecer hortifrúti lavada e pronta para consumo. Vinte por cento do nosso faturamento vêm do atendimento a eventos corporativos. É uma área que queremos expandir
(Reprodução Sabuguinho)