A Prefeitura de Avaré (SP) não iniciou a pavimentação da Avenida Donguinha Mercadante, principal via do Distrito Industrial, mesmo depois de ter uma verba liberada de R$ 200 mil para realizar a obra. O acesso estava previsto para ser finalizado em maio do ano passado.
Segundo o Executivo, equipes começaram os trabalhos em 2013, mas descobriram no local um lençol freático próximo à superfície, o que ocasionou a paralisação. Para a continuidade da obras a Prefeitura dependia da autorização da Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Regional do Estado. A autorização chegou apenas em março, segundo a Prefeitura, só depois de um ano e meio da paralisação do projeto. O Executivo afirmou que a pavimentação deve começar ainda este mês, com previsão de término em agosto.
Enquanto o asfalto não é instalado na avenida, a população encara os problemas. Segundo a população, mesmo sem chover há semanas há carros que ainda chegam a atolar ao passar pelo trecho. A bordadeira Débora Baron reclama que em dias de chuva o trecho fica inacessível. “Não dá para passar por aqui”, afirma.
O motorista Otacílio Pereira de Souza é outro morador indignado com a situação. Ele construiu um barracão no bairro, mas reclama que a má condição do acesso prejudica o movimento. “Não tem como trabalhar. Quando chove isso aqui vira um rio, dá até para usar um barco”, ironiza.