A Secretaria Municipal do Meio Ambiente está atuando para disciplinar o descarte correto de resíduos na Usina do Resíduo de Construção Civil (URCC), situada na Avenida João José Contrucci s/nº, próxima ao Aeroporto Estadual Avaré/Arandu Comandante Luiz Gonzaga Lutti.
Empresas do segmento estão sendo informadas da importância da prática correta no ato do descarte. O comunicado da Secretaria reforça na Usina só é permitido o descarte de caçambas contendo tijolos, telhas, blocos de cerâmica, concreto em geral, pré-moldados, argamassas, pedras, rochas, restos de cimento e cal, reboco, manilhas, etc (resíduos definidos como entulho de acordo com a Resolução nº 307 do Conselho Nacional do Meio Ambiente – CONAMA), que estabelece diretrizes, critérios e procedimentos para a gestão dos resíduos da construção civil.
Entulhos considerados mistos (ferragem em geral, esquadrias metálicas, alumínios, cobre, madeiras, tubulações em geral, fiação elétrica, latas, pince, rolos de pintura, amianto, gesso) deverão ser colocados obrigatoriamente por cima do entulho disposto na caçamba para serem descarregados separadamente em local de armazenamento.
Os resíduos colocados na caçamba deverão respeitar o limite máximo de suas dimensões. Para depósito na Usina de Reciclagem de Entulho, deverá ser observado os seus horários de funcionamento: segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h e aos sábados, das 7h30 às 12h.
O QUE A USINA NÃO RECEBE?
Na Usina não é permitido o descarte de lixo doméstico ou orgânico, embalagens em geral (plásticas, sacos de papel ou papelão, cimento e cal e plásticos em geral). Esse tipo de resíduo deve ser destinado ao Aterro Sanitário Municipal, na Estrada Municipal AVR-342, Fazenda Humaitá, bairro Água da Jacutinga. Além disso, esses resíduos, desde que bem acondicionados e dispostos na frente das residências serão recolhidos pelo serviço de coleta de lixo. Resíduos oriundos de limpeza de terreno e poda, galhos, mato, grama, troncos, raízes, solo e os inservíveis, sofá, armário, colchão, móveis em geral, deverão ser colocados em caçambas próprias e levados ao Aterro Sanitário Municipal.
Lixo eletrônico, lixo hospitalar, lâmpadas fluorescentes, óleo de cozinha, baterias e pilhas e outros materiais deverão ser descartados sob orientação da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (3711-2553).