A Prefeitura de Avaré (SP) renovou a parceria com o Instituto Floravida, entidade socioambiental localizada em Botucatu (SP). Por meio do Programa "Centrofauna", o instituto promove a reabilitação de espécies nativas.
Segundo a prefeitura, a parceria vai beneficiar pelo menos 100 animais, dos 400 que já foram resgatados pela Polícia Ambiental de Avaré em 2021.
Os animais que necessitam de atendimento são primeiramente encaminhados ao Centro de Medicina e Pesquisa em Animais Selvagens (Cempas) da Unesp de Botucatu. Após o tratamento veterinário, quarentena e recuperação, eles são encaminhados para outras instituições.
A parceria com a Estância Turística de Avaré teve início em 2018. Em agosto, o município repassou recursos ao "Programa Centrofauna".
De acordo com a prefeitura, além dos impactos positivos em termos ambientais, o programa também promove melhorias sociais através do "Projeto Vale a Pena", cujo objetivo é conscientizar sobre a importância da vida selvagem, além de alertar sobre questões como tráfico de animais, cativeiro ilegal e maus-tratos.
Fonte: G1.