Servidores também receberam Equipamentos de Proteção Individual
Em prosseguimento a um conjunto de medidas para melhorar a produtividade dos serviços públicos na cidade, a Prefeitura da Estância Turística de Avaré entregou nesta semana 2.772 uniformes a todos os servidores das equipes de serviços. Na distribuição feita na Garagem Municipal, o prefeito Poio Novaes destacou a prioridade dada a esse direito dos
funcionários. "A qualidade dos uniformes reflete a responsabilidade que temos em melhorar ainda mais os serviços executados na cidade", disse. Acompanhado dos secretários de Serviços e Meio Ambiente, Ricardo Aurani e Julio Ruffin Pinhel, o prefeito distribuiu o material aos servidores e determinou empenho e sincronismo nos serviços de manutenção agora coordenados pelo recém empossado secretário de Serviços.
Foram contemplados os funcionários dos setores de varrição, praças e jardins, manutenção, oficinas mecânica leve e pesada (mecânicos, borracheiros, funileiros, eletricista, lubrificador e lavador), pedreiros, serventes, encanadores, pintores, serralheiros e marceneiros, servidores da iluminação pública (com uniforme anti-chamas), administrativo da Garagem Municipal, almoxarifado, chefia, cozinha, portaria, motoristas, funcionários do Cemitério e Velório Municipal, de conservação de vias urbanas e rurais e tapa buracos, coleta seletiva, roçada e coleta de ramada, trânsito, motoristas e coletores da coleta de lixo orgânico e fiscalização do meio ambiente.
Ao todo, a prefeitura forneceu 979 calças, 1.436 camisas e 367 pares de botinas. Todos os servidores receberam, além dos uniformes, os Equipamentos de Proteção e Segurança (EPI) necessários.
Segurança do trabalho
Para aquisição, foram respeitadas normas de segurança de cada equipe. A vestimenta dos eletricistas, por exemplo, é confeccionada com tecido e aviamentos anti-chamas.
A equipe da divisão de tapa-buracos recebeu aventais e perneiras de raspa, necessários para a proteção das roupas, uma vez que o material usado na conservação das vias pode respingar e danificar ou manchar o tecido.
Servidores de departamento de conservação de vias também receberam botinas diferenciadas, com biqueira tru-line, adequadas ao trabalho de recuperação de pavimentação asfáltica.
A equipe responsável pelas roçadas em terrenos, praças ou jardins recebeu perneiras com protetor de joelho confeccionada em couro sintético e forro, composição necessária para a proteção dos membros inferiores contra lesões provocadas pelas lâminas das roçadeiras manuseadas pelos servidores.
As equipes que se utilizam de materiais pesados ou cortantes receberam botinas com biqueira em aço, para atender as normas exigidas pela NBR 20345.