A Polícia Militar Ambiental resgatou um lobo-guará que teve uma das patas decepada por uma armadinha de caçadores na zona rural de Itapeva (SP).
De acordo com a PM, funcionários de uma fazenda avisaram a equipe sobre o animal ferido e os policiais foram até o bairro da Caputera nesta quarta-feira (17).
A polícia informou que, ao chegar no local, o lobo-guará (Chrysocyon brachyurus) se escondeu dentro de um silo de armazenagem de grão.
Apesar disso, os policiais conseguiram resgatar o animal e perceberam que ele estava com um material feito de cabo de aço preso em uma das patas. Segundo a PM, a armadilha conhecida como "laço" acabou decepando a pata traseira esquerda do lobo.
O animal foi levado para uma clínica veterinária, onde foi anestesiado para passar por uma cirurgia para amputar o membro. A polícia informou que o lobo-guará não corre riscos, mas disse que o retorno dele ao habitat vai ficar comprometido.
De acordo com a Polícia Ambiental, depois da cirurgia, o lobo vai ficar em quarentena até que seja encaminhado a algum órgão oficial para acompanhamento e reabilitação.
Fonte: G1.