Junto com presidente da entidade, prefeito formará comissão para discutir questões de interesse dos servidores
Para ouvir reivindicações dos funcionários públicos municipais e expor detalhes administrativos da Prefeitura de Avaré, o prefeito Poio Novaes reuniu-se na tarde desta quarta-feira, 20, com o presidente do Sindicato dos Servidores e Funcionários Públicos de Avaré e região, Leonardo do Espírito Santo e o vice Silson Coimbra.
Poio firmou o compromisso de nomear, em conjunto com o sindicato, a Associação dos Funcionários e a Prefeitura, uma Comissão Permanente de Negociação, grupo misto que passará a discutir demandas em prol do funcionalismo. “Vamos estabelecer um grupo que terá encontro periódicos para avaliar questões de interesse dos funcionários como gratificações, horas extras, férias, benefícios e outras questões trabalhistas”, disse.
O prefeito deixou claro que a medida de parcelar a correção salarial (de 8,41%) deste ano foi necessária para respeitar a capacidade de pagamento do município e ressaltou a responsabilidade do Governo Municipal em cumprir a Lei de Responsabilidade Fiscal, que versa sobre os gastos com a folha de pagamento levando em consideração a arrecadação da Prefeitura. Poio expôs ainda detalhes sobre a queda em repasses estaduais e federais como o Fundo de Participação dos Municípios (FPM), o que acaba elevando o índice de gastos com a folha de pagamento de pessoal. “Tomamos todas as providências para elevar a arrecadação e garantir investimentos, mas os repasses vem caindo, o que acaba afetando o resultado deste cálculo e inviabilizando um aumento real de salário”, explicou.
Acompanhado pelos secretários Deira Villem (Administração), Ricardo Aurani (Serviços), Waldir Rodrigues Alves (Fazenda) e Lucas Mota (Comunicação), o prefeito propôs ao presidente do Sindicato o início de uma agenda conjunta para executar melhorias em relação às condições de trabalho e administrativas do funcionalismo. O Sindicato, por sua vez, colocou-se à disposição para atuar em parceria afim de propor soluções de redução de gastos com o funcionalismo. Vamos juntos oferecer o melhor ao funcionário. O respeito que temos por vocês é traduzido no pagamento em dia e nos repasses que honramos à Avareprev”, ressaltou Poio.
Sobre o problema recente ocorrido com os cartões de vale-alimentação, que não estão sendo aceitos em alguns supermercados na cidade, ficou acordado que o Sindicato vai protocolar uma reclamação formal à Secretaria de Administração para que a Prefeitura possa intervir junto aos estabelecimentos e a administradora Ecopag.
Leonardo agradeceu a transparência do chefe do Executivo municipal e reconheceu os benefícios das melhorias implantadas recentemente na Garagem Municipal, como o controle biométrico, o sistema de câmeras e a reforma da cozinha e do refeitório. Ricardo Aurani, que despacha na garagem, garantiu que nas próximas semanas a reforma dos banheiros estará concluída assim como a retomada do fornecimento de refeições.
Acerca dos dados financeiros da Prefeitura, Waldir (Fazenda) colocou-se à disposição para explanar “os números” da Prefeitura. “A Secretaria está de portas abertas para que vocês exponham suas dificuldades e anseios em relação aos funcionários”, frisou.