A equipe de ortopedia da Santa Casa de Misericórdia de Avaré realizou, na quarta-feira, dia 26 de maio, a primeira cirurgia de coluna por vídeo no Sistema Único de Saúde (SUS) do município.
O procedimento foi realizado em um paciente com hérnia de disco lombar, que vinha sofrendo há meses com a dor nas costas e no trajeto do nervo ciático. Esse procedimento somente foi possível de ser realizado no SUS, pela mobilização da equipe dos ortopedistas e com a doação do material utilizado ao paciente.
A equipe de profissionais que realizou a cirurgia inédita em Avaré foi composta pelos médicos: Alexandre Jaccard (Cirurgião principal), Rafael Barreto (Cirurgião auxiliar), Amauri e Eni (Instrumentadores), Débora Salgado (Anestesista), os técnicos de raio-x Beto e Manu e o circulante de sala: Lamego.
“Eu sempre priorizei as cirurgias menos invasivas possíveis para cada caso. Isso porque a reabilitação precoce em que a pessoa retorne o mais rápido possível para suas funções normais é um dos princípios da ortopedia moderna”, destacou o médico cirurgião, Alexandre Jaccard.
O médico destacou os benefícios de utilizar a tecnologia nas cirurgias. “As vantagens da cirurgia endoscópica incluem uma melhor visualização de todas as estruturas pelo cirurgião com um mínimo trauma cirúrgico e como consequência menor sangramento, menor manipulação das estruturas ao redor da coluna e menor taxa de complicações, sobretudo infecções que são raras com esse procedimento. Existem trabalhos com exame de ressonância antes e depois de endoscopia de coluna e praticamente não se vê cicatriz do procedimento”.
Outra vantagem, segundo Jaccard, é que, cada vez mais, “ela pode ser usada em casos complexos. Sabe aquela história de colocar pino na coluna? Que são os parafusos ou implantes que colocamos quando precisamos fixar a coluna. Essa necessidade de colocar os implantes algumas vezes vem porque na cirurgia aberta precisamos tirar estruturas que estabilizam a coluna. E com a evolução da endoscopia, essa necessidade será cada vez menor”.
A CIRURGIA – A cirurgia vídeo-endoscópica ou endoscopia de coluna é uma das técnicas minimamente invasivas de cirurgia da coluna vertebral. “Podemos dizer que é a mais moderna e que evoluiu muito nos últimos anos. A cirurgia é feita por uma incisão menor que 1 cm, através da qual o cirurgião passa os equipamentos necessários por uma cânula de trabalho, incluindo a câmera de vídeo que produz a imagem de alta definição projetada em uma tela pela qual o cirurgião opera”.
As principais indicações são as hérnias de disco e a estenose de canal lombar que é o estreitamento do canal da coluna com compressão dos nervos.
O paciente evoluiu muito bem e deve recebeu alta do hospital, no mesmo dia da cirurgia.
Foto: Paciente ao lado do médico Alexandre Jaccard
Matéria do Jornal A Voz do Vale.