Paralisada há mais de 5 anos, a obra da Unidade Básica de Saúde (UBS) do Bairro Ipiranga será retomada pela administração do prefeito Poio Novaes nos próximos dias. Fruto de emendas parlamentares e orçado em R$ 566 mil, o empreendimento teve o seu contrato firmado no último dia 23 de junho, entre a Prefeitura e a empresa Cristhiano Thomaz de Aguiar – EPP.
Uma das pastas prioritárias do governo municipal, a Saúde vem sendo beneficiada com a construção de mais quatro UBSs nos bairros Paraíso, Paineiras, Plimec e Santa Elizabeth. "Essa é mais uma conquista que viabilizamos para melhorar a rede básica de atendimento nos bairros. Estamos atendendo 70% da população com as equipes de Saúde da Família em funcionamento, e conseguiremos ampliar ainda mais este índice, com um atendimento humano e eficaz", diz o prefeito.
Assim como as demais, a unidade do Ipiranga também será dotada de equipes completas do Programa Saúde da Família e os postos terão à disposição dos pacientes: médicos, dentistas, enfermeiros, farmacêuticos, técnicos de enfermagem, auxiliares de enfermagem e agentes comunitários de saúde.
Infraestrutura
Cada unidade básica de saúde, segundo seu projeto básico, dispõe de sala de espera, consultórios médicos, consultório odontológico, sala de procedimentos, farmácia, sala exclusiva de vacinas, sala de curativos, sala de reuniões, copa e cozinha, área de depósito de materiais de limpeza, sanitário para o público, sanitário adaptado para pessoas com deficiência, sanitário para funcionários e sala de utilidades.