A campanha está sendo organizada pela ONG Doe Órgãos, Salve Vidas, pelo Rotary Club Jurumirim de Avaré e pelos alunos do Primeiro Módulo do Técnico em Eventos Concomitante do IFSP -Campus Avaré.
O evento tem como parceiros a Secretaria Municipal de Saúde, a Câmara Municipal de Avaré, a Faculdade Eduvale, Rotary Club de Cerqueira César, entre outros.
Campanha de Cadastro de Medula Óssea - 15/05/2015, das 18 às 22h
Local: Instituto Federal de São Paulo - Campus Avaré - Avenida Professor Celso Ferreira da Silva, 1333 - Bairro: Jardim Europa - Avaré - SP
Mais informações: REDOME: http://www1.inca.gov.br/doador
Como é feita a doação?
Os doares de medula podem ser pessoas entre 18 e 55 anos que gozem de boa saúde. Antes de doar, as pessoas devem preencher um formulário com dados pessoais. Uma amostra de sangue com 5 a 10ml para testes é coletada. Os testes determinam as características genéticas que são necessárias para a compatibilidade entre o doador e o paciente.
O sangue do doador será tipificado por exame de histocompatibilidade (HLA) que é um teste de laboratório para identificar suas características genéticas que podem influenciar no transplante. O tipo de HLA será incluído no cadastro. Os resultados são confidenciais e armazenados em um sistema informatizado que realiza o cruzamento dos dados dos doadores e dos pacientes que estão necessitando de um transplante. Em caso de compatibilidade com um paciente, o doador é chamado para exames complementares e para realizar a doação.
O procedimento de doação é feito em centro cirúrgico, sob anestesia peridural ou geral, e requer internação por um mínimo de 24 horas. Nos primeiros três dias após a doação pode haver desconforto localizado, de leve a moderado, que pode ser amenizado com o uso de analgésicos e medidas simples. Normalmente, os doadores retornam às suas atividades habituais depois da primeira semana. E uma vida pode ter sido salva.
Participe! Faça seu cadastro! É simples e rápido!