O número de denúncias contra maus-tratos a animais caiu em cerca de 80% em Itapetininga (SP) durante o período de quarentena contra o coronavírus.
Segundo Fernanda Nanini, voluntária da União Internacional Protetora dos Animais (Uipa), em Itapetininga, apesar de parecer bom, o número é preocupante.
“O número de denúncias caiu em torno de 80%, mas isso não nos deixa tranquilos. Na realidade nos preocupa, porque como as pessoas estão em quarentena, os maus-tratos não estão sendo vistos na rua ou na casa do vizinho, por isso essas denúncias não chegam”, explica.
Ainda de acordo com Fernanda, outra preocupação da ONG é em relação à saúde dos voluntários, adotantes e pets, por isso foram tomadas medidas de prevenção contra o coronavírus.
“Como a visita no momento apresenta risco tanto para o adotante como para o voluntário, ela está suspensa. Enquanto houver quarentena, as adoções estão suspensas."
Cuidados com os pets
De acordo com a médica veterinária Nádia Campanhol, a Covid-19 não pode ser transmitida do ser humano para o pet, mas cuidados são necessários também com os bichinhos.
Veterinário esclarece dúvidas sobre coronavírus e os cuidados com os pets
“É necessário evitar sair de casa, mas tem aqueles cães que só conseguem fazer necessidades fora de casa, por exemplo. Nesse caso, a orientação é evitar soltar. Quando chega em casa, antes mesmo de entrar é importante fazer a higienização das patinhas com sabão neutro, antisséptico ou álcool em gel. Mas neste momento evite o contato até que tenhamos mais informações", diz.
Fonte: G1.