Novo veículo blindado será usado para transportar tropas durante Copa
Guarani pesa 18 toneladas, tem 2,40 m e carrega até 11 combatentes.
Governo federal comprou 128 tanques, ao custo de R$ 2,64 milhões.
O Guarani, novo veículo blindado do Exército fabricado em Sete Lagoas, na Região Central de Minas Gerais, será usado para transportar tropas durante a Copa do Mundo. Ele anda debaixo d’água, pesa 18 toneladas, tem 2,40 metros e capacidade para transportar 11 combatentes.
O principal acesso é por uma rampa, mas o veículo tem outras entradas que ficam no teto. São ao todo quatro entradas. O novo tanque de guerra foi criado para substituir os 400 Urutus, um modelo fabricado há mais de 40 anos e ainda utilizado pelo Exército.
Treze blindados foram usados em Foz do Iguaçu (PR), na Operação Ágatha, para reforçar a segurança nas fronteiras. O governo federal já comprou 128 tanques. Cada um custa R$ 2,64 milhões. A produção do Guarani é manual, na fábrica em Sete Lagoas, e não há robôs.
Como o desenvolvimento do blindado foi em parceria com o Exército, em caso de exportação, o governo brasileiro tem direito a uma participação de 3%.
Na terra, o tanque atinge até 90 km/h. Na água, a velocidade máxima é de 9 km. Foram criadas três versões do Guarani. Algumas terão até canhões.