Começa nesta quarta-feira, 11, mais uma edição da Fampop (Feira Avareense de Música Popular). Parte da programação cultural do Governo do Estado de São Paulo, o festival prossegue até sábado, 14, na Praça Prefeito Romeu Bretas (Concha Acústica), no centro da Estância Turística de Avaré.
Músicos de Avaré e região disputarão a eliminatória avareense, quando 12 músicas serão apresentadas e quatro serão escolhidas para as eliminatórias nacionais dos dias 12 e 13. A final da disputa entre os compositores será no sábado, 14.
A partir das 20h30, as músicas avareenses que serão apresentadas são: Fótons – Lito Puleio; Vida Mortal – Samuel Conrado; Degredo – Wilson Barcellos; Quiromancia – Lito Puleio; Cotidianos – Waldir Ward Cassetari; Vago – Márcio Landi Cabral; Revolução – Waldir Bronson; Só de Passagem – Maurício Bruno; Entre o rum e a aspirina – Flávio Rossi Mantovani; Pra não dizer que não tem fim – Silvio Henrique Quartucci; Bon Vivant – Gustavo Papin; A música que eu compus para me apaixonar – Ronaldo Peres/Fernando Lopes; Amor até o fim – Mauro Moreira – Botucatu (região); Viola Santa – Osni Ribeiro – Botucatu (região).
Prata da Casa
Após o término do festival, acontece o show do avareense Wilson Teixeira, que subirá ao palco para apresentar músicas de seu CD “Almanaque Rural” e também de seu mais recente lançamento “Casa Aberta”. Wilsinho, como é conhecido, garantiu seu espaço na programação por ter conquistado o prêmio de melhor música avareense no festival em 2014 com “Canto de Fé”, interpretada por ele e por Gabriela Toledo.
Destaques
A 33ª Fampop apresentará um dos mais ricos painéis de sua história, com participação de músicas de vários estados brasileiros. Além de contar com autores premiados nos festivais anteriores (como Paulo Monarco, Dandara, Bruno Batista, Fred Martins, Ninah Jô e Fernando Cavallieri), a Fampop trará alguns destaques, dentre as concorrentes.
Exemplo é a canção "Consumidor de luares", cujo autor da letra é Sérgio Ricardo, um dos mais destacados compositores brasileiros nos anos 60, e que se celebrizou no famoso festival da Record, em 1967, quando quebrou seu violão no palco do Teatro Record, ao vivo, apresentando sua canção "Beto bom de bola". A participação de Sérgio na Fampop representa o seu retorno aos festivais, depois de 48 anos de silêncio.
Outro destaque é o compositor Marcelo Segreto, um dos mais elogiados da nova geração, que com seu grupo "Filarmônica de Pasárgada" apresentará "Estudando Tom Zé", uma homenagem especial ao famoso autor baiano, que foi um dos patronos do festival avareense, no ano de 2007.
Considerado o melhor festival de música popular do interior do Brasil, o evento é realizado pela Abaçaí, organização social de cultura credenciada junto à Secretaria da Cultura do Governo do Estado para realizar festivais de música em Botucatu, Batatais, Ilha Solteira, Pereira Barreto e Avaré. Este ano, mais um parceiro auxiliará o custeio da Fampop, a Associação Paulista dos Amigos da Arte (Apaa). Dos quatro shows, dois serão pagos pelas entidades parceiras através de programas de incentivo cultural, como o ProaC (Programa de Ação Cultural).
1ª ELIMINATÓRIA NACIONAL - 12/11/2015
1. Quanto Mais Meus Óio Chora, Mais O Mar Quebra Na Praia - Luiz Salgado - Araguari (MG)
2. Seu Damião - Marcus Lima – Niterói (RJ)
3. Balanço - Thiago Augusto - Sáo Paulo (SP)
4. Por Onde O Rio Passa - Zé Beto Correia – Belo Horizonte (MG)
5. Espera - Ana Tréa – São Paulo (SP)
6. Estudando Tom Zé – Marcelo Segreto - São Paulo (SP)
7. Consumidor De Luares - Fernando Cavallieri E Sérgio Ricardo - São Paulo (SP) e Rio De Janeiro (RJ)
8. Maracatudo - Tavinho Limma - Ilha Solteira (SP)
9. Jorge Compreensão - João Lenhari - São Paulo (SP) - (Música Instrumental)
10. Baião Catira - Vanderlei Pereira - Botucatu (SP) - (Música Instrumental)
2ª ELIMINATÓRIA NACIONAL - 13/11/2015
11. Dona Mariana - Ronildo Prudente - Três Corações (MG)
12. A Filha Da Porta Bandeira - Fred Martins - Niterói (RJ)
13. Pro Santo – Zeca Barreto – São José Do Rio Preto (SP)
14. Dolores Sin Soledade - Ninna Joh / Paulo César Feital – Rio De Janeiro (RJ)
15. Boleiros - Vlado Lima – São Paulo (SP)
16. Madrigal - Paulo Monarco, Dandara e Bruno Batista – Cuiabá (MS)
17. Ventos Do Sul - Ismael Tiso – Três Pontas (MG)
18. Demodê - Diego Moraes/Márcio Pazin/Edu Capello - São Paulo (SP)/Chapecó (SC)
19. Tinhosidade - Andrea Perrone - Porto Alegre (RS) - (Música Instrumental)
20. Chuviscando No Recife - Mário Vivas - Rio De Janeiro (RJ) - (Música Instrumental)