Uma mulher de 38 anos morreu de Covid-19 em um Pronto Atendimento de Buri (SP) à espera de uma vaga de leito em hospitais da região. Segundo a prefeitura, até a noite de terça-feira (2), nove pessoas estavam na fila de transferência.
Márcia Luz estava recebendo atendimento médico no PA desde domingo (28), mas não resistiu à doença e morreu na tarde de terça-feira (2), informou a prefeitura.
O marido da vítima, que também está com Covid-19, conseguiu uma vaga via Cross e foi transferido para o Hospital Regional Adib Jatene, em Sorocaba (SP).
Lista de espera
(Prefeito de Buri fala sobre a situação da saúde durante pandemia)
Segundo a prefeitura de Buri, na sexta-feira (26), o município havia zerado a lista de pacientes que aguardavam transferência. No entanto, na segunda (1º), sete pessoas entraram para a fila e na terça-feira o número aumentou para nove.
De acordo com o prefeito Omar Chain, o município está em situação de calamidade com pacientes que não conseguem vagas via Cross.
Ainda segundo o chefe do Executivo, com a falta de médicos e a dificuldade de novas contratações, equipes da prefeitura e da saúde estão fazendo remanejamento de profissionais que estavam nas unidades básicas da cidade.
"Estamos fazendo esse remanejamento de profissionais que estavam nas unidades básicas para trabalharem em dias alternados e conseguirem também ficar à frente do pronto atendimento municipal", explica.
Para conter ainda mais o avanço da doença, a Apae da cidade ficará fechada e a prefeitura não descarta a possibilidade das aulas presenciais serem suspensas.
Fonte: G1.