A Secretaria Municipal de Cultura promove até sábado, dia 31, no antigo Clube Avareense de Cinema (CAC), atual sede das Oficinas Culturais José Reis Filho, a terceira edição do projeto Mostra Temática de Cinema.
Todas as noites, sempre a partir das 20h, será exibido um clássico do cinema com grandes estrelas da sétima arte, dentre eles, John Wayne, Cary Grant, Clark Gable, Marcello Matroianni e Gene Kelly.
Está programada a exibição dos seguintes filmes: ‘No Tempo das Diligências’, ‘Levada da Breca’, ‘Aconteceu Naquela Noite’, ‘O Picolino’, ‘O Assassino’ e ‘Cantando na Chuva’. Confira na sequência as sinopses das películas.
DIA 27 - Levada da Breca, 1938 – Direção de George Cukor, com Katharine Hepburn, Cary Grant, Edward Everett Horton, gênero comédia/romance, duração 1h36. Sinopse: O livre-pensador Johnny Case (Cary Grant) fica noivo de Julia Seton (Denis Nolan), a filha dom milionário Ned Seton (Lew Ayres). Johnny entra em choque com Julia e seu pai quando expõe uma forma livre de viver e prega não trabalhar sempre para ganhar mais dinheiro, mas só é compreendido pela irmã da sua noiva, Linda Seton (Katharine Hepburn), que é considerada a ovelha negra da família.
DIA 28 - Aconteceu Naquela Noite, 1934 – Direção de Frank Capra, com Ward Bond, Blache Friderici, Clark Gable, gênero comédia/romance, duração 1h45. Sinopse: Peter Warren (Clark Gable), um jornalista desempregado, encontra Ellie (Claudette Colbert), a filha de um milionário que fugiu do iate de Alexander Andrews (Walter Connolly), seu pai, pois este não aprova quem ela escolheu como marido. Peter vê a oportunidade de obter uma boa matéria, mas vários fatos criam uma forte aproximação entre eles.
DIA 29 - O Picolino, 1935 – Diração de Mark Sandrich, com Edward Everett Horton, Fred Astaire, Ginger Rogers, gênero comédia musical, duração 1h45. Sinopse: Em Londres, Jerry Travers (Fred Astaire), um dançarino americano, está ensaiando um número de sapateado em seu quarto de hotel, pois foi contratado por Horace Hardwick (Edward Everett Horton), um empresário, para fazer um show. Entretanto, ele acaba incomodando a bela Dale Tremont (Ginger Rogers), a vizinha do quarto embaixo, que aparece para reclamar. Logo Jerry fica apaixonado e, gradativamente, ela também começa a flertar com Jerry. É quando ela pensa que ele é Horace, o marido de Madge Hardwick (Helen Broderick), sua melhor amiga, pois Jerry estava no quarto de Horace. Além disto, Dale tem um envolvimento comercial com Alberto Beddini (Erik Rhodes, um costureiro, que a leva para Veneza para Dale mostrar seus vestidos. Jerry precisa fazer o possível para desfazer a confusão e conquistá-la.
DIA 30 - O Assassino, 1961 – Direção de Elio Petri, com Marcello Mastroianni, Salvo Randone, Micheline Presle, Cristina Gaioni, gênero policial suspense, duração 105 minutos. Sinopse: Alfredo Martelli é um ser infame, antiquário de profissão, que não perde nenhuma ocasião de consolidar a sua situação econômica... Uma belo dia, a polícia desembarca no seu apartamento, convocando-o ao comissariado onde o acusam do assassinato de Adalgisa de Matteis, uma antiga amante, com quem se associou. Durante o longo e penoso interrogatório, o nosso homem lembra-se de certos trechos do seu passado em que se comportou indecentemente.
DIA 31 - Cantando na Chuva, 1952 – Direção de Stanley Donen, Gene Kelly, com Jean Hagen, Gene Kelly, Debbie Reynolds, gênero comédia musical, duração 1h42. Sinopse: Don Lockwood (Gene Kelly) e Lina Lamont (Jean Hagen) são dois dos astros mais famosos da época do cinema mudo em Hollywood. Seus filmes são um verdadeiro sucesso de público e as revistas inclusive apostam num relacionamento mais íntimo entre os dois, o que não existe na realidade. Mas uma novidade no mundo do cinema chega para mudar totalmente a situação de ambos no mundo da fama: o cinema falado, que logo se torna a nova moda entre os espectadores. Decidido a produzir um filme falado com o casal mais famoso do momento, Don e Lina precisam entretanto superar as dificuldades do novo método de se fazer cinema, para conseguir manter a fama conquistada.