
Uma menina de 9 anos decidiu que neste ano o presente de aniversário seria fazer outra pessoa feliz. Com isso, Emilly Marconde, moradora de Itapetininga (SP), pediu para a mãe cortar os cabelos. O presente? Fazer uma doação e, se possível, conhecer a paciente com câncer que receberia.
De acordo com Gisele Rodrigues, mãe de Emilly, ela chegou até a oferecer boneca ou qualquer outro presente considerado comum para a filha, mas a menina negou.
“Se eu doasse o cabelo eu ganharia a alegria deles”, afirma a menina.
Para os voluntários de uma ONG da cidade, que ficaram sabendo da ação, o gesto de Emilly foi diferente, nobre e comoveu a todos.
“Uma menina de 9 anos sentir isso no coração. Às vésperas de aniversário fazer esta ação de não querer o presente, mas presentear uma portadora de câncer com o cabelo é um ato diferente”, diz a presidente da ONG Juliana Saraiva.
Surpresa
Com isso, a ONG de Itapetininga (SP) decidiu, como forma de agradecimento, preparar uma festa de aniversário surpresa para a menina, com direito a bolo e bexigas.
A festa foi realizada no dia 31 de julho. Emilly recebeu abraços e também conheceu Aparecida de Fátima, de 45 anos, que trata câncer de mama.
Ela descobriu a doença há 10 meses e perdeu o cabelo durante as sessões de quimioterapia e radioterapia.
“Para a gente, o cabelo é tudo. A autoestima fica elevada”, afirma Aparecida, que não conseguiu controlar as lágrimas quando foi presenteada com a mecha.
Onde doar
Em Itapetininga, a ABPCI, Associação Beneficente aos Portadores do Câncer de Itapetininga, arrecada as doações de cabelos e fica na Rua Capitão José Leme, 535, Centro.
O GAPCI, Grupo de Apoio a Portadores de Câncer de Itapetininga, também arrecada cabelos e fica na Rua Silva Jardim, 121.
Já em Avaré, a Associação Beneficente Oncológica fica no Hospital Amaral Carvalho, localizado na Rua Bahia, 1245, sala 3, e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h e das 13h30 às 17h.
Em Itapeva (SP), a AVACCI, Associação dos Voluntários de Apoio e Combate ao Câncer de Itapeva, fica na Rua José Basílio Araújo Ferraz, 50, no Centro. O horário de atendimento é das 13h às 17h.
Fonte: G1.