Trabalho será executado pela Prefeitura com o apoio do
Departamento de Água e Energia Elétrica de Piraju
Para solucionar o problema do lago ornamental Bertha Bannwart, na manhã da última terça-feira, 13, os secretários do Meio Ambiente, Júlio Ruffin Pinhel, de Serviços, Ricardo Aurani, o engenheiro agrônomo Carlos Eduardo Dias e Silva se reuniram com o engenheiro do Departamento de Água e Energia Elétrica (DAEE) de Piraju, Henrique. Na visita de vistoria ao local, foi feito o diagnóstico do problema ocorrido e os representantes da prefeitura solicitaram o apoio do DAEE a fim de resolver a questão.
A primeira providência, já adotada nesta quarta-feira, é solicitar da Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (CETESB) a autorização para limpeza do lago, que deverá executada em duas fases: 1ª – limpeza superficial e 2ª – esvaziamento parcial do lago para seu desassoreamento.
Para o desassoreamento, a prefeitura contará com a parceria do DAEE, que cederá uma dragline, máquina escavadeira de grande porte, que agiliza a execução deste tipo de serviço.
Entenda o ocorrido
Localizado às margens da Rodovia João Mellão (SP 255), no bairro Brabância, o Lago Bertha Bannwart sofreu com a proliferação de aguapés, planta aquática considerada praga, que se alastrou e cobriu toda superfície do lago. Essa planta possui raízes longas (podem medir até um metro) e a parte que fica fora d´água pode atingir uma altura que varia desde alguns centímetros até um 1 metro.