O Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (Inmetro) encontrou 3.646 produtos sem o selo do Inmetro, sendo a maioria brinquedos. O selo indica que o produto foi testado e respeita normas de segurança. De 14 cidades, duas são na região: Avaí e Borebi.
Durante a ação, foram fiscalizados 41.090 produtos em 321 lojas de pequeno, médio e grande porte. Os especialistas do Ipem analisaram brinquedos, bicicletas, berços e cadeirinhas infantis para carros com o objetivo de verificar a presença do selo do Inmetro nos itens comercializados, a principal garantia de que o produto está de acordo com as normas de segurança.
No total, a operação encontrou irregularidades em 8,9% (3.646) dos produtos e autuou 80 lojas. Estes itens foram apreendidos pelo Ipem e, posteriormente, serão encaminhados para inutilização. A maioria dos problemas envolvia o comércio de brinquedos sem o selo do Inmetro. O índice de irregularidades, entretanto, é maior se considerados os municípios do interior, onde, em média, 13% (1.325) dos 10.192 itens avaliados estavam irregulares. Além da capital, a ação aconteceu em Araraquara, Avaí, Borebi, Guarujá, Icém, Irapuã, Itapira, Palestina, Paranapanema, Pindamonhangaba, Piracicaba, Ribeirão Preto, Sales e Tabapuã.