Um incêndio atingiu uma área de cerca de dois mil metros quadrados no horto florestal de Avaré (SP), na sexta-feira (11). A suspeita é que tenha sido criminoso.
Segundo o Corpo de Bombeiros, a queimada ocorreu em uma área de vegetação e, por causa do tempo seco, as chamas se espalharam rapidamente. Segundo testemunhas, em poucos minutos, boa parte da mata foi tomada pelo fogo.
25 pessoas, entre bombeiros, funcionários da prefeitura e da Sabesp, Defesa Civil e Instituto Florestal, trabalharam por quase três horas para conseguir controlar o incêndio.
A queimada começou por volta de 13h, mas, segundo os bombeiros, outros focos já tinham sido registrados no local no fim da tarde de sexta-feira (11), sendo rapidamente controlados.
Ainda segundo os bombeiros, as chamas queimaram uma área de aproximadamente 22 mil metros quadrados, o equivalente a dois campos e meio de futebol.
O horto florestal, que fica no bairro Ipiranga, é de responsabilidade da Prefeitura de Avaré. O secretário municipal de Meio Ambiente, Judésio Borges, disse que a partir de agora, com apoio da Polícia Militar, a fiscalização dentro da mata vai ser intensificada dia e noite.
Ele falou também que a suspeita é de que o incêndio tenha sido criminoso e que vai registrar um boletim de ocorrência. Ainda de acordo com o secretário, a área queimada não é de floresta nativa.
Fonte: G1.