Os leitos de UTI e enfermaria continuam lotados em Itapetininga (SP) nesta terça-feira (9). Segundo a Central de Regulação e Oferta de Serviços de Saúde (Cross), 13 pacientes aguardam transferência para outras unidades de saúde da região.
A lotação também preocupa em outros municípios da região. Na segunda-feira (8), a prefeitura de Buri (SP) confirmou mais uma morte de paciente que aguardava por um leito de clínica médica. O paciente era um idoso que possuía comorbidades.
Além do idoso, uma mulher de 38 anos também morreu, na semana passada, enquanto aguardava transferência para uma UTI de Sorocaba (SP). De acordo com a prefeitura, outros cinco pacientes aguardam para serem transferidos no município.
Na região de Itapeva (SP), as UTIs também estão lotadas. 60 pacientes aguardam por vagas em leitos, sendo quatro de Itapeva e 56 de cidades vizinhas.
Em Avaré (SP), a Santa Casa não possui leitos disponíveis e 15 pessoas aguardam na fila de espera. O hospital possui 15 leitos de UTI e 16 de enfermaria.
Em Capão Bonito (SP) o hospital do município sofre com superlotação de pacientes, com mais pacientes internados do que o Unidade de Saúde pode comportar. Além dos cinco leitos de UTI e dez leitos de enfermaria, outros quatro pacientes seguem atendidos.
Além de Capão Bonito, o hospital de Taquarituba (SP) também sofre com excesso de pacientes. No momento, a UTI está com 90% de ocupação e a enfermaria com 100%.
Fonte: G1.